Conheça o dentista empreendedor que foi da roça a dono de rede de 71 clínicas

Nascido pobre na zona rural do interior de Santa Catarina, filho de agricultores, empresário atua em cinco estados

19 dez 2025 - 04h59
Resumo
Nascer pobre na zona rural do interior pode ser mais excludente do que nas capitais, como no acesso à educação. Cristiano Demartini veio de um lugar desses, fez Odontologia, empreendeu e lidera rede de franquias que deve encerrar este ano com 80 clínicas que funcionam como hospitais odontológicos, faturando acima de R$300 milhões.
Cristiano Demartini nasceu em Caibi, interior de Santa Catarina. Trabalhou na roça, estudou, abriu consultório, empreendeu e deu certo.
Cristiano Demartini nasceu em Caibi, interior de Santa Catarina. Trabalhou na roça, estudou, abriu consultório, empreendeu e deu certo.
Foto: Divulgação

A história de Cristiano Demartini é daquelas raras inspirações: filho de agricultores do interior de Santa Catarina, trabalhou desde cedo na roça; com esforço cursou Odontologia; e em uma pequena cidade catarinense, Maravilha, abriu o primeiro consultório: o empreendimento se tornou uma rede com 71 clínicas e faturamento de R$ 300 milhões neste ano.

Nascido em Caibi, com pouco mais de seis mil habitantes, na infância e adolescência Cristiano ajudava os pais na plantação de milho, feijão e na criação de gado de leite. Paralelamente, estudava em uma pequena escola local. Batalhador, foi o primeiro da família a fazer uma graduação, sempre incentivado em casa a se destacar nos estudos.

Publicidade

Aos 18 anos, ele se mudou para Chapecó para estudar Odontologia e, ao se formar, abriu mão de uma vaga no serviço público para, juntamente com dois amigos, abrir o primeiro consultório. Com estrutura simples, chão de madeira e apenas duas cadeiras de dentista, eles atendiam em média 20 pacientes por dia. Durante esse tempo, Cristiano fez especializações.

Cena típica de menino da roça em evento agrícola. Cristiano Demartini é filho de trabalhadores rurais e pegou na enxada cedo.
Foto: Arquivo pessoal

A criação da rede de clínicas odontológicas

O esforço levou ao crescimento, que permitiu investir na compra de equipamentos de ponta, como um scanner que capta imagens internas da boca, gerando arquivos 3D. A expansão do negócio levou à abertura de clínicas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A virada estratégica da marca OdontoTop veio com a consolidação do conceito de “hospital do dente”, em 2017, reforçando o diferencial de mercado. A proposta combina atendimento humanizado a estrutura para realizar todos os níveis de tratamento odontológico, clínico ou cirúrgico.

Em 2020, durante a pandemia, o empreendimento ingressou no franchising e Cristiano fez a escolha mais importante da carreira profissional: deixou de atuar como dentista e se dedicou a cuidar da gestão da franqueadora. “Acreditei que transformaria a forma como a odontologia é entregue no Brasil."

Publicidade
Caibi, em Santa Catarina, no limite com o Rio Grande do Sul, tem 6 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foto: Prefeitura de Caibi

Empresa premiada no ramo de franquias e ESG

Em 2023, a empresa recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Franquias com o selo de excelência em franquias, que foi entregue apenas para 230 franqueadoras, entre as mais de 4 mil que existem no Brasil. Também recebeu o prêmio de ESG, onde 230 grandes marcas estavam disputando e apenas 17 foram premiadas.

“A cada franqueado que chega, a empresa ganha mais força e mais espaço, potencializando o crescimento da marca e abrindo caminhos para novos negócios. Nossos sócios e franqueados são a base para um futuro promissor, por isso, damos todo auxílio necessário desde o início do processo”, ressalta Demartini.

A rede de hospitais gera mais de mil empregos, realiza mais de 500 mil atendimentos por ano, uma média de 5 mil pacientes por dia. Em 2025, chega aos estados de São Paulo e Goiás. “Nossa expectativa é encerrar o ano com 80 hospitais, e faturamento acima de trezentos milhões”, diz o empresário que saiu da roça.

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se