Oferecimento

Vacina da dengue: Butantan recruta idosos para ensaios clínicos

A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 26 de novembro de 2025 para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos

13 jan 2026 - 18h57

O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13), uma nova fase essencial para a consolidação da Butantan-DV, a vacina brasileira contra a dengue. O objetivo é recrutar 767 voluntários com idades entre 60 e 79 anos para participar de ensaios clínicos que avaliarão a resposta imunológica nesta faixa etária. O estudo também contará com um grupo de controle composto por 230 adultos de 40 a 59 anos, totalizando quase mil participantes nas regiões Sul do país.

Butantan recruta idosos para a vacina da dengue
Butantan recruta idosos para a vacina da dengue
Foto: Divulgação / Bons Fluidos

As inscrições estão concentradas em cidades estratégicas: Porto Alegre, Pelotas (RS) e Curitiba (PR). A escolha dessas localidades não foi por acaso; segundo o gestor médico de desenvolvimento clínico do órgão, Érique Miranda, o Paraná e o Rio Grande do Sul possuem baixa circulação prévia do vírus, o que permite resultados mais precisos nos testes laboratoriais, sem a interferência de anticorpos antigos no sangue dos voluntários. "A primeira visita já para tomar a vacina, com retorno em 22 dias; depois em 42 dias; e um ano depois da vacinação para coleta de sangue. Inicialmente 56 idosos terão que fazer mais visitas para coleta de exames de viremia. É um estudo enxuto para facilitar a participação das pessoas", explicou.

Publicidade

Para se voluntariar, é necessário estar saudável ou ter doenças crônicas (comorbidades) devidamente controladas. O processo foi desenhado para ser "enxuto" e facilitar a rotina dos participantes. Na maioria dos casos, serão necessárias apenas quatro visitas ao centro de pesquisa ao longo de um ano:

  1. Dia 0: Aplicação da vacina (ou placebo para parte dos idosos).

  2. Dia 22 e Dia 42: Retornos para acompanhamento.

  3. Após 1 ano: Coleta final de sangue para análise de anticorpos.

Onde se inscrever para participar dos ensaios clínicos da vacina da dengue?

O recrutamento começa pelo Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, através do preenchimento de um formulário online. Na sequência, as vagas serão abertas no Hospital Moinhos de Vento, no Núcleo de Pesquisa Clínica do Rio Grande do Sul, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPEL) e no Serviço de Infectologia e Controle de Infecção Hospitalar da capital paranaense.

A diretora médica do centro, Fernanda Boulos, ressalta que os maiores de 60 anos são os que mais sofrem com as complicações da doença. Por isso, validar a segurança da vacina para esse grupo é uma prioridade. "A faixa etária de maiores de 60 anos está entre as mais impactadas pela morbidade da dengue, por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger através da vacinação. Este é o objetivo primordial deste estudo: garantir a segurança para que pessoas entre 60 e 79 anos possam receber a Butantan-DV", afirmou.

A vacina

A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 26 de novembro de 2025 para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. Com dose única, o imunizante foi incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Ministério da Saúde já adquiriu as primeiras 1,3 milhão de doses fabricadas pelo Butantan. Elas serão destinadas a agentes de saúde e a pessoas com 59 anos, com expansão gradual para as demais faixas etárias até chegar ao público de 15 anos.

Publicidade

Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se