'Caminho dos Veadeiros' (GO) é reconhecido como trilha de longo curso

São quase 500 km de trilhas interligadas que podem ser percorridas separadamente [...]

17 fev 2025 - 19h18
(atualizado às 21h43)

Com uma duração que pode variar entre 15 e 20 dias, o Caminho dos Veadeiros, em Goiás, acaba de ser reconhecido, oficialmente, como integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas).

No total, a trilha tem cerca de 480 quilômetros de extensão e interliga as cidades de Formosa e Cavalcante, passando por Água Fria de Goiás, São João D'Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul, em um roteiro que pode ser feito a pé ou de bicicleta.

Publicidade

"É um marco importante para a consolidação do turismo sustentável no Cerrado. Esta trilha, construída com o esforço de voluntários e parceiros ao longo dos últimos anos, fortalece a conexão entre áreas naturais protegidas e comunidades locais, promovendo a conservação ambiental e a geração de emprego e renda de forma sustentável", analisa Hugo de Castro Pereira, Presidente da Associação Rede Brasileira de Trilhas, em depoimento enviado para o Viagem em Pauta.

Esse imenso corredor ecológico entre Goiás e o Distrito Federal, com trechos interligados que podem ser feitos separadamente, foi criado em 2018 e também faz parte do Caminho dos Goyazes, incluindo a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, o Parque Municipal de Itiquira e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que dá nome à trilha.

Foto: Hugo de Castro Pereira/Divulgação / Viagem em Pauta

Caminho dos Veadeiros

Um dos destaques do Caminho dos Veadeiros é o já conhecido trecho Sertão Zen, em área de parque nacional, em Alto Paraíso de Goiás, cidade-base para quem visita a Chapada dos Veadeiros.

São 8,3 km (só ida) de extensão, percorridos num único dia (ida-e-volta) ou em dois, com pernoite na trilha.

Publicidade

Assim como informam os criadores da trilha, a maior parte dela está recém aberta, porém já conta com sinalização. Ou seja, no sentido Norte-Sul (ida para a Cachoeira do Sertão Zen) seguem-se as pegadas pretas em fundo amarelo e, no sentido Sul-Norte (volta da cachoeira), é preciso seguir as pegadas amarelas em fundo preto.

A caminhada é dificuldade alta, em terreno pedregoso e íngreme, pedras soltas, exposição ao sol e pedras escorregadias, sobretudo, nas cachoeiras.

Quando ir

O Caminho dos Veadeiros pode ser percorrido o ano todo, mas a melhor época costuma ir de maio a setembro. Já a estação chuvosa, com risco de cabeça d´água nos córregos e cachoeiras, é entre os meses de outubro a abril.

Foto: Hugo de Castro Pereira/Divulgação / Viagem em Pauta

Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

A associação é uma entidade civil, sem fins lucrativos, composta por trilhas nacionais, regionais e locais que se sustentam em três eixos básicos de atuação: recreação, geração de renda e sustentabilidade.

Publicidade

Até o momento, a Rede já conecta mais de 10 mil quilômetros de trilhas planejadas, em 235 unidades de conservação e um geoparque, localizados nos seis biomas terrestres do Brasil (Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Caatinga, Amazônia e Pantanal).

A Trilha Transespinhaço, em Minas Gerais, por exemplo, é a Trilha de Longo Curso que conecta o maior número de unidades de conservação: são 50 UCs, em cerca de mil quilômetros de percurso em implementação. Em seguida no ranking, vem a Trilha Transmantiqueira, que conecta 30 área, em três estados (SP, RJ e MG), ao longo der cerca de 1.200 quilômetros de trilha.

SAIBA MAIS

Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

redetrilhas.org.br

Caminho dos Veadeiros

Publicidade

caminhodosveadeiros.com.br

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se