Quando pensamos em manter a forma física para retardar os efeitos do envelhecimento, geralmente nos imaginamos em academias, aulas de ioga, sessões de CrossFit ou correndo no parque mais próximo. Esse é o cenário mais comum em revistas de fitness e nas redes sociais.
Enquanto isso, em lugares como Okinawa, Sardenha ou a Península de Nicoya, há pessoas que vivem mais de 100 anos sem nunca terem pisado em uma academia. Sem kettlebells, sem aulas de ginástica em grupo, sem aplicativos de treino. Elas simplesmente seguem suas vidas normalmente.
Leia mais: O especialista em longevidade Dan Buettner: "Este é o café da manhã mais saudável do mundo."
O segredo da longevidade é caminhar, não se matar na academia
Dan Buettner, jornalista, especialista em longevidade e explorador da National Geographic, dedicou mais de 20 anos ao estudo das regiões com a maior concentração de centenários do planeta, conhecidas como Zonas Azuis. Ele concluiu que, além de manterem uma alimentação saudável, as pessoas que vivem nesses locais não praticam o tipo de exercício físico comum no Ocidente. Segundo o especialista, "as pessoas nas Zonas Azuis não fazem ioga, pilates ou CrossFit e não vão à academia. Elas simplesmente caminham".
...
Veja também
Esses 5 hábitos vão prolongar sua expectativa de vida em até 10 anos, segundo Harvard
8 hábitos diários que as pessoas felizes seguem para crescer pessoalmente