Sintomas do câncer de cólon: entenda a doença de Patrícia Perissinotto

Esposa de Andreas Kisser, guitarrista da banda Sepultura, tratava um câncer de cólon e faleceu no último domingo (3)

4 jul 2022 - 13h30
Entenda o câncer de cólon
Entenda o câncer de cólon
Foto: Reprodução Instagram @andreaskisser / Saúde em Dia

A produtora e empresária, Patrícia Perissinotto, esposa de Andreas Kisser, guitarrista da banda Sepultura, faleceu no último domingo (3), aos 52 anos de idade, em São Paulo. Ela estava internada, tratando um câncer de cólon.

Nas redes sociais, Andreas publicou uma homenagem para Patrícia. "Como eu aprendi com você, como eu melhorei com você, como eu cresci. Desde 1990, quando demos o primeiro beijo no meio de uma rua em Mogi das Cruzes onde você fazia a faculdade de Medicina, nunca mais nos separamos", diz um trecho do texto.

Publicidade

Entenda o câncer de cólon

câncer de cólon, também conhecido como colorretal, é uma doença que se desenvolve no sistema digestivo do organismo e pode causar danos graves à saúde e até mesmo a morte. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a estimativa é de que o problema provocou o óbito de mais de 20 mil pessoas no Brasil, apenas em 2019.

Prevenção

O câncer de cólon é um dos tumores mais comuns entre os brasileiros. Fator que evidencia ainda mais a importância de discutir o avanço da doença para, por exemplo, divulgar as principais maneiras de prevenção.

"Deve-se investir em uma dieta rica em fibras e uma menor ingestão de carnes vermelhas e processadas. Praticar atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas, tabagismo e manter um peso saudável. Fora isso, é importante investigar se o paciente possui doenças inflamatórias intestinais crônicas, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa, além do histórico familiar de casos de câncer colorretal", explica o oncologista, Dr. Artur Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Sintomas do câncer de cólon

No entanto, assim como a maioria dos tumores, o diagnóstico precoce de um possível câncer colorretal é fundamental para que o tratamento seja efetivo e proporcione a cura da doença. Para isso, além de realizar consultas e exames regulares, é fundamental ficar atento à alguns sintomas e sinais característicos. Conforme listou o Dr. Ferreira:

Publicidade
  1. Constipação;
  2. Diarreia;
  3. Estreitamento do calibre das fezes;
  4. Ausência da sensação de alívio após a evacuação;
  5. Como se nem todo conteúdo fecal fosse eliminado;
  6. Sangue nas fezes;
  7. Cólicas;
  8. Dor abdominal;
  9. Perda de peso sem motivo aparente;
  10. Fraqueza e sensação de fadiga

Tratamento

O tratamento do câncer de cólon pode ser local, com cirurgia, radioterapia, embolização e ablação; ou sistêmico - quimioterapia, imunoterapia ou terapias-alvo. "Diferentemente do câncer de mama, por exemplo, onde a doença é identificada geralmente em fase inicial com os exames de rotina, o tumor colorretal pode ser descoberto na fase pré-cancerosa com a colonoscopia. A boa notícia é que quando as lesões são precocemente removidas, o aparecimento do câncer pode ser evitado", finaliza o Dr. Ferreira.

Fonte: Dr. Arthur Ferreira, médico oncologista da Oncoclínicas São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se