Roseana Sarney é internada com pneumonia enquanto trata câncer de mama agressivo

Deputada de 72 anos foi diagnosticada com pneumonia e será submetida a cirurgia; última quimioterapia foi suspensa

19 jan 2026 - 09h20
(atualizado às 10h25)
Resumo
Roseana Sarney, deputada federal e ex-governadora do Maranhão, foi internada para tratar uma pneumonia enquanto lida com um câncer de mama agressivo; a última quimioterapia foi suspensa, e ela aguarda cirurgia com otimismo.
Roseana Sarney é internada com pneumonia durante tratamento contra câncer: ‘vai dar tudo certo’
Video Player

A deputada federal e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, foi internada para tratar uma pneumonia neste domingo, 18. Segundo ela informou em um vídeo nas redes sociais, ela deve passar por uma cirurgia em meio ao tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, um dos tipos mais agressivos.

Roseana relatou que recebeu alta hospitalar na quinta-feira, 15, mas precisou retornar ao hospital na sexta-feira, 16, para tratar a pneumonia. O tratamento é realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Publicidade
Roseana Sarney foi internada com pneumonia enquanto trata câncer de mama agressivo
Roseana Sarney foi internada com pneumonia enquanto trata câncer de mama agressivo
Foto: Reprodução/Instagram/@roseanasarney

Ela afirmou que iria passar por uma cirurgia, e que estava esperançosa. “Acho que vai dar tudo certo. Conto com a oração de vocês e, claro, com a proteção de Deus”, disse. 

O diagnóstico de câncer de mama foi divulgado pela deputada em agosto de 2025. Ela disse que a última sessão de quimioterapia estava marcada para 27 de janeiro, mas foi suspensa a pedido médico.

A deputada é ativa nas redes sociais e costuma compartilhar detalhes sobre o tratamento. Ela admitiu que o processo tem sido difícil, mas que mantém a fé e esperança na cura.

O câncer de mama triplo negativo é considerado o mais agressivo porque cresce e se espalha rapidamente, com menos opções de tratamento. O prognóstico também é o mais desafiador, segundo a American Cancer Society. O tipo é mais comum em mulheres com menos de 40 anos, negras ou com mutações no gene BRCA1.

Publicidade

Histórico de saúde

Essa é a segunda vez que Roseana Sarney enfrenta um câncer. A primeira foi em 1998, durante uma campanha de reeleição ao governo estadual do Maranhão. Na época, ela passou por quatro cirurgias, com retirada de um nódulo no pulmão, um tumor na mama, uma histerectomia e a remoção de nódulos intestinais.

Até 2016, Roseana já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos, sendo o primeiro deles aos 19 anos.

Roseana Sarney é deputada federal pelo MDB do Maranhão e foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro. Ela é filha do ex-presidente José Sarney, e governou o Maranhão por quatro mandatos. Ela também foi senadora e atuou como líder do governo no Congresso Nacional.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações