Marcos Mion publicou um vídeo nas redes sociais relatando uma crise de hérnia de disco que teve enquanto gravava o programa "Caldeirão com Mion" especial de carnaval.
Ele disse que começou a sentir os sintomas no dia anterior, mas que mesmo assim continuou gravando o programa dançando e pulando porque "o show tem que continuar". "Eu curto aquele palco como se não tivesse amanhã. Com muita dor, sabendo onde isso vai dar", falou.
A hérnia de disco é caracterizada por alterações nos discos das vértebras, responsáveis por absorver impactos do dia a dia.
"À medida que envelhecemos, com hábitos errados como o sedentarismo, tabagismo, sobrepeso e má postura acabam fazendo com que esses discos saiam do lugar. O resultado disso são fortes dores na parte inferior da coluna ou no pescoço, dormência, formigamento e até fraqueza em regiões como braços e pernas", explica Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna vertebral.
O diagnóstico é feito a partir de exames físicos com o intuito de descobrir os principais focos de dor, dos sintomas, além de exames como a ressonância magnética, tomografia computadorizada e exames de imagem para mostrar onde está a lesão e qual o seu tamanho.
Como aliviar as dores da hérnia de disco?
Uma das indicações para aliviar esses sintomas, diminuir a dor e fortalecer a estrutura que dá sustentação ao corpo é a atividade física, mas é fundamental, porém, estar atento aos exercícios praticados para não prejudicar ainda mais a condição.
"Atividades de alto impacto ou aquelas que geram uma sobrecarga na coluna devem ser evitadas. Podemos colocar nessa lista a corrida, saltos, agachamentos com peso e stiff, por exemplo. É fundamental que o paciente seja acompanhado por um médico especialista para saber qual o tipo de hérnia de disco, possíveis tratamentos e movimentos recomendados para cada caso", diz o médico.
É importante buscar os exercícios corretos de musculação e sempre com a orientação de um profissional gabaritado. "Algumas modalidades são indicadas especialmente para pacientes diagnosticados com a hérnia de disco e essa indicação vai depender, inclusive, do grau em que ela se encontra, como o pilates e o yoga, por trabalharem a consciência corporal, a mobilidade, o alongamento e não gerarem impacto na coluna", explica.
A natação, hidroginástica, atividades aeróbicas e a musculação feitos na medida certa e sob orientação médica e de um educador físico.”
Tratamentos
Além da fisioterapia e da prática de atividade física supervisionada, são indicado o uso de medicamentos como relaxantes musculares, narcóticos e anti-inflamatórios não esteroides e, em último caso, a cirurgia. Tudo deve ser avaliado de forma individualizada e de acordo com as necessidades de cada paciente".
Atualmente, mesmo em casos mais graves, em que há a necessidade de cirurgia, é possível realizá-la de formas minimamente invasivas, destacando-se nesse aspecto a endoscopia da coluna.
"O procedimento é uma evolução da cirurgia tradicional e permite acessar a coluna de maneira direta, por meio de cortes milimétricos", diz.
Por meio de endoscópicos associados a câmeras, o cirurgião consegue acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região, causando um dano mínimo nas estruturas ósseas e ligamentares da coluna ou na musculatura.
"O resultado é um pós-operatório com pouca dor e um retorno rápido às atividades normais. A incisão normalmente necessita de apenas de 2 pontos para o fechamento de pele e um pequeno curativo. A anestesia pode ser tanto com geral , quanto por anestesia local associada à sedação leve, que resulta em uma recuperação ainda mais rápida", conclui.