Esmalte de unha nos dentes? Dentista alerta para riscos da prática que viralizou nas redes

Ato pode comprometer a saúde bucal devido às substâncias químicas tóxicas presentes nos cosméticos

11 jun 2024 - 13h55
Resumo
As redes sociais têm contribuído para a prática de aplicar esmalte de unha nos dentes como forma de conseguir sorrisos mais brancos. O procedimento pode causar irritação, erosão dos dentes, aumento de sensibilidade e desenvolvimento de cáries.É recomendado procurar um dentista especializado para buscar alternativas seguras de clareamento dental.

As redes sociais têm se mostrado um verdadeiro caldeirão de tendências inusitadas no que diz respeito à beleza, saúde e bem-estar. Uma delas envolve uma prática perigosa: a aplicação de esmalte de unha nos dentes. 

Esse "truque de beleza" vem conquistando usuários que estão em busca de sorrisos mais brancos com custo menor e sem sair de casa
Esse "truque de beleza" vem conquistando usuários que estão em busca de sorrisos mais brancos com custo menor e sem sair de casa
Foto: Reprodução/TikTok

Esse "truque de beleza" ganhou popularidade em plataformas como o TikTok e vem conquistando usuários que estão em busca de sorrisos mais brancos com custo menor e sem sair de casa.

Publicidade

Em entrevista ao Terra Você, o cirurgião dentista especialista em cirurgia plástica periodontal, implantes e prótese, Adriano Rafael, conta que a estética momentânea pode esconder sérios riscos à saúde bucal. 

O profissional explica que o esmalte de unha contém substâncias químicas tóxicas, como formaldeído, tolueno e ftalatos, que podem causar irritação e danos à mucosa oral e às gengivas. Além disso, o esmalte de unhas pode danificar o esmalte dental, levar a erosão dentária, aumentar a sensibilidade e promover o desenvolvimento de cáries.

Em curto prazo, o uso de esmalte de unha nos dentes pode causar irritação e inflamação das gengivas, ardência na mucosa oral e mau hálito devido às substâncias químicas. 

A longo prazo, pode resultar em erosão do esmalte dentário, aumento da sensibilidade dental, descoloração permanente dos dentes, desenvolvimento de cáries e possíveis reações alérgicas severas.

Publicidade

Alternativas seguras

Para quem deseja clarear os dentes de forma segura, o dentista conta que existem várias alternativas recomendadas por profissionais. O clareamento dental supervisionado por dentistas, tanto em consultório quanto em casa, utiliza géis à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida que são seguros e eficazes. Há também técnicas como a aplicação de facetas de porcelana para corrigir a cor e a forma dos dentes. 

Já apliquei e agora?

Para quem já aplicou esmalte de unha nos dentes e está preocupado com possíveis danos, o especialista indica que se procure um dentista imediatamente.

“O profissional poderá avaliar a extensão dos danos, remover o esmalte de unha de forma segura e tratar qualquer irritação ou dano causado aos dentes e gengivas”, diz o dentista.

Além disso, é importante realizar uma limpeza profissional para remover qualquer resíduo tóxico e iniciar um acompanhamento para garantir a saúde dental a longo prazo.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações