⁠Desodorante x antitranspirante tem diferença? Especialista explica

A maioria dos brasileiros não sabe qual dos produtos está aplicando, de acordo com dados do Datafolha

14 jun 2025 - 04h59
Resumo
Pesquisa revela que 58% dos brasileiros não sabem diferenciar desodorante de antitranspirante; especialistas explicam que o primeiro combate odores enquanto o segundo reduz o suor.
Maioria dos brasileiros não sabem qual dos produtos está aplicando, de acordo com dados do Datafolha
Maioria dos brasileiros não sabem qual dos produtos está aplicando, de acordo com dados do Datafolha
Foto: Jeffrey Greenberg / Getty Images

A fama de “limpinho” do brasileiro é internacional. A preocupação com a higiene é maioria na população, em especial, quando o assunto é odor corporal. Em farmácias, supermercados e outros pontos de comércio sempre há uma ala destinada apenas para acabar com o famoso “cecê”, afinal, o importante é não ficar fedido, não é mesmo? No entanto, sabia que há uma diferença entre os desodorantes e antitranspirantes? 

Se você não sabe, você não está sozinho. Segundo dados da pesquisa Hábitos de Higiene Diária, desenvolvida pelo Instituto Datafolha em parceria com a Unilevercerca de 58% dos brasileiros não sabem se estão aplicando desodorante ou um antitranspirante. Apenas 42% dos entrevistados procura saber qual tipo de produto é depois da compra. 

Publicidade

Qual é a diferença entre os dois? 

Durante o lançamento do “All Body Deo”, da Unilever, a ginecologista e médica do Exercício e do Esporte Cidinha Ikegiri explicou a diferença entre os produtos. Como o nome sugere, o antitranspirante é feito para evitar a transpiração (suor): “Os sais de alumínio que vão tampar a produção de suor.”

O desodorante irá agir na produção de odores, mas continua permitindo que a transpiração aconteça. “Você vai continuar suando, mas ele vai atuar bloqueando a produção de cheiros”, pontuou. 

“As bactérias que se alimentam do suor, metabolizam e produzem o odor desagradável e é ali que o produto [desodorante] age. Então, são dois produtos diferentes”, destacou a especialista. 

Podemos suar? 

Alguns costumam se sentir desconfortáveis na presença do suor, visto que temem expelir algum mau cheiro. No entanto, a profissional explica que a transpiração é um processo natural e saudável. 

Publicidade

“A gente precisa do suor. Sem o suor, a gente não perde calor para o ambiente. A gente tem que tomar muito cuidado com essa questão de bloquear o suor”, declarou.  

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se