Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Dieta funcional: 10 alimentos para combater gripe, resfriado e até Covid-19

Nutricionista lista ingredientes que podem ajudar o organismo a se reestabelecer mais rápido

20 jan 2022 08h59
Compartilhar
Dieta funcional
Dieta funcional
Foto: Shutterstock / Sport Life

Uma dieta funcional, como o próprio nome já diz, é um plano alimentar que tem o objetivo de cumprir funções benéficas dentro do nosso organismo. Diferentes estratégias desse tipo podem ser utilizadas para diversos objetivos, como: emagrecer, aumentar a massa muscular ou fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, não é segredo que os casos de Covid-19 aumentaram significativamente no Brasil. De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entre segunda-feira (17) e terça-feira (18), o país registrou mais de 130 mil casos novos da doença - 2º maior número de pessoas infectadas dentro de um período de 24h. Dito isso, fica evidente que apostar em uma dieta funcional para fortalecer o sistema imunológico é uma atitude inteligente.

Publicidade

"Uma nutrição adequada e regular é indispensável para uma recuperação mais eficiente da Covid-19 e suas sequelas. A reeducação alimentar deve ser aplicada de acordo com o estado ou o grau de sequelas do paciente. Pacientes que necessitam ficar de cama, que sentem fadiga em excesso e cansaço, podem precisar de um aumento no consumo de carboidratos de origem integral para a melhora de energia. Também é bom aumentar o consumo de proteína, que ajuda a diminuir os sintomas de cansaço e fadiga", explica a nutricionista Adriana Stavro.

Portanto, se você pertence ao grupo de pessoas que recentemente foi ou está infectado por Covid-19, ou qualquer outra doença, como gripe e resfriado, é fundamental ter a dieta funcional como aliada neste momento. Lembrando que ela, por si só, não descarta a necessidade de consultar um médico para avaliar a gravidade de cada caso e receber o tratamento adequado. Porém, é fato que comer bem só lhe trará benefícios.

Por isso, Adriana separou 10 alimentos que vão te ajudar a combater os sintomas de Covid-19, gripe e resfriado, para que você tenha uma recuperação mais eficiente e evite possíveis sequelas. Confira:

  1. Queijo Branco - Fonte de proteína, auxilia na recuperação da força muscular e melhora as funções das enzimas gástricas. Também ajuda as "bactérias do bem" presentes no intestino.
  2. Beterraba - É rica em óxido nítrico. Substância que melhora o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o organismo, ajudando nas funções pulmonares.
  3. Frutas Cítricas - Ótimas fontes de vitamina C. Elas contribuem para a defesa imunológica e auxiliam na prevenção e no tratamento de infecções respiratórias e sistêmicas.
  4. Cúrcuma - Considerado um tempero anti-inflamatório, a especiaria auxilia no combate do estado resultante da doença.
  5. Uvas - São ricas em flavonoides, taninos e resveratrol - substâncias com ação antioxidante, que melhoram as defesas do organismo como um todo.
  6. Cenoura - Fonte de vitamina A e betacaroteno, outro antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e aumenta a imunidade.
  7. Castanhas e Oleaginosas - Possuem selênio e zinco em suas composições. Fora isso, são fontes de gorduras boas, vitaminas do complexo B e E - que são antioxidantes e auxiliam os processos de cicatrização.
  8. Cebola Roxa - Conta com quercetina, mais uma substância com ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, também possui combatentes antivirais em sua composição.
  9. Chá Verde - Possui uma ação anti-inflamatória que diminui a intensidade de alguns sintomas. Ajuda também na melhora da resposta imunológica.
  10. Kefir - Alimento rico em probióticos. Fortalece o intestino e ajuda no amadurecimento das células que defendem e combatem infecções virais.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Bem-estar
Ativar notificações