A atriz Dani Gondim, de 31 anos, compartilhou neste sábado, 29, em uma publicação em suas redes sociais, que recebeu o diagnóstico de câncer poucos meses após estrelar o filme "Milagre do Destino", no qual interpretou a jornalista Marina Alves, que enfrentou um linfoma.
A revelação veio acompanhada de um vídeo em que aparece raspando o cabelo, momento em que refletiu sobre a coincidência entre ficção e realidade. “A arte imita a vida, disso eu nunca tive dúvidas, mas, e quando a vida imita a arte? O que se tem para aprender?”, escreveu.
A atriz contou que o que parecia ser uma simples tosse, acabou sendo um diagnóstico de um linfoma no mediastino. "Com um tamanhozinho expressivo…Isso dava uma pressão nos meus pulmões, o que me causava tosse, falta de ar, mas nada, absolutamente nada que me preocupasse… são tempos de vento em Fortaleza e as crises alérgicas, sempre foram comuns nessa época do ano", disse.
Ela fez um raio-X do tórax e depois do susto passou por vários exames, que acabaram confirmando o diagnóstico. "Nunca fumei, não uso nenhuma droga lícita ou ilícita, faço exames de rotina e exercícios físicos regularmente e tenho uma vida considerada saudável, então não…, não tem nenhuma explicação plausível…, a vida é como é".
'Tenho um câncer para chamar de meu'
Dani afirmou que havia sido convidada para o projeto do filme um ano antes, dando vida à história inspirada na trajetória real da repórter Marina Alves, “sua luta contra um câncer e os milagres que aconteceram durante o tratamento”. Após o lançamento do filme, em fevereiro, a atriz também participou de uma campanha nacional, no mês seguinte, para incentivar a doação de sangue e de medula.
“Alguns meses depois, a batalha que na arte retratei começou a fazer parte da minha vida. Hoje tenho um câncer para chamar de meu”, relatou.
Em seu depoimento, Dani contou que está em tratamento e passando por “doses cavalares” de quimioterapia, o que tem provocado a queda dos fios. Mesmo diante das dificuldades, destacou o apoio do círculo familiar:
“Tenho uma família que me faz sentir segura e amparada e que me faz ter certeza de que tenho um lar para voltar. Então, sim, é um tratamento muito difícil, não queria estar passando por isso, mas sou muito grata pela vida que eu tenho”, completou.
O longa "Milagre do Destino", produção da TV Verdes Mares dirigida por Alexandre Klemperer, estrelado por Dani Gondim e Rhaisa Batista, está disponível no Globoplay. A obra narra a história da repórter Marina Alves, diagnosticada com um linfoma, que em meio à busca por um doador de medula óssea, acaba descobrindo a existência de uma irmã até então desconhecida.
Marina, jornalista da TV Verdes Mares, descobriu em agosto de 2021 que tinha um linfoma linfoblástico de células T, doença agressiva que compromete as células de defesa do organismo. Logo após o diagnóstico, iniciou sessões intensivas de quimioterapia. Cerca de um mês depois, recebeu a notícia de que precisaria de um transplante de medula óssea.
O processo se mostrou ainda mais desafiador porque, até então, Marina acreditava ser filha única , o que dificultava a busca por um doador compatível. Aos 33 anos, no entanto, veio à tona a existência de Lumara, sua irmã por parte de pai. A curiosidade é que a relação entre as duas começou antes da descoberta do parentesco: Lumara já seguia Marina nas redes sociais e havia entrado em contato para comentar semelhanças físicas. Mais tarde, as duas se reencontrariam de forma inesperada quando Marina estava internada no mesmo hospital em que Lumara trabalhava como técnica de enfermagem no banco de sangue.