Quem tem um gato em casa sabe bem como esses animais podem ter comportamentos bastante curiosos. Mas, por mais estranhas que essas atitudes pareçam, elas têm explicação - e normalmente isso está ligado ao instinto, comunicação e amor de gato. Para não interpretar de forma equivocada seu amigo de quatro patas, abaixo reunimos 8 comportamentos felinos inusitados e te explicamos o que eles significam.
1) Se esfregar nas suas pernas
Quando um gato se esfrega nas suas pernas, além de ser uma demonstração de afeto, também é um tipo de marcação de território. Isso porque o felino acaba deixando o cheiro dele em você. Mas como isso acontece? É simples: gatos possuem glândulas odoríferas no rosto e no corpo. Então, ao se esfregar em uma pessoa, eles deixam seu "perfume" ali. Na prática, é uma forma de ele dizer que aquele humano "já tem dono" para outros gatinhos.
2) Dar cabeçadas
Alguns gatos têm o hábito de dar "cabeçadas" nos humanos, e, apesar de parecer um comportamento estranho, essa é uma clara demonstração de afeto, confiança e companheirismo. Assim como o ato de se esfregar nos donos, as cabeçadas também envolvem liberação de feromônios, com o gatinho deixando o cheiro dele na pessoa. Isso, na linguagem felina, significa que você é da família e os bichanos só reproduzem essa ação com quem eles realmente se sentem seguros e confiam.
3) Encostar o focinho em você
O…