Encerrar ciclos abre novos caminhos! Entenda

Você está tendo que tomar decisões difíceis e encerrar ciclos? Entenda a importância dessas atitudes para abrir os seus caminhos

27 mar 2024 - 11h00

Precisamos deixar ir e não é fácil, pessoas vêm e vão, por isso necessário decidir quem fica de fato. Muitas vezes ficamos presos a pessoas porque é conveniente, amamos demais e mesmo com todo o desgaste resolvemos ficar nessa relação que já respira por aparelhos. 

Entenda a importância de encerrar ciclos
Entenda a importância de encerrar ciclos
Foto: Shutterstock / João Bidu

Dessa forma, conversamos com Emily Gomes de Souza, médica psiquiatra da clínica Revitalis, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria, para te explicar porque encerrar ciclos sejam amorosos, de amizade, trabalho e familiares é importante para abrir os caminhos. Veja a seguir:

Publicidade

Abra os seus caminhos para o novo

Não chega aquela época do ano que guarda-roupas pede socorro e temos que nos livrar de algumas peças? Assim também são com pessoas que não agregam mais no nosso caminho, não deixamos ir pela falta de amor, consideração e sim porque também nos amamos e entendemos que é preciso encerrar ciclos. 

"É importante sair de relacionamentos que já estão desgastados, porque a permanência pode adoecer e trazer alguns transtornos, como depressão e ansiedade. Mas ainda sim, é importante tentar investir no relacionamento antes de desistir completamente dele. Contudo, se realmente não está te fazendo bem, é melhor terminar para ambos não acabarem com a saúde mental afetada", afirma a especialista. 

Já teve a sensação que a sua vida andou depois que tal pessoa saiu da sua vida? Não é só impressão quando as energias circulam a roda da vida gira e nossos caminhos seguem mais leves. 

Aceite que precisa deixar as pessoas irem 

Amigos de infância se afastam por conta da chegada da fase adulta e isso é natural. É preciso entender dentro de si mesmo que essa relação como era antigamente acabou e o que restam são as boas lembranças. Crescer é entender que ao longo do tempo pessoas vão precisar ir embora de nossas vidas. Aceitar não é amar menos esse indivíduo é seguir o fluxo da vida e deixar ir.

Publicidade

"Muitas vezes temos dificuldade de encerrar alguns ciclos em relacionamentos amorosos, de amizades ou familiares principalmente os que são tóxicos. Não é fácil de se fazer, porém é uma escolha que deve ser pautada. Se é algo que você já tenha tentado resolver de alguma outra forma e não resolveu, deixe essa pessoa ir", pontua a psiquiatra. 

Caso tenha tido alguma desavença com alguém lembre-se que é importante perdoar, mas não significa conviver. "Perdoar também é se libertar da situação, e poder seguir em frente. É entender que a gente tem os nossos limites, e quando eles são ultrapassados de alguma forma, pode ser muito prejudicial e contribuir para o desenvolvimento de um problema de saúde mental", conclui.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se