Exercícios de mobilidade para pernas: veja 5 opções de calistenia!

Conheça técnicas simples e eficazes para fortalecer as pernas treinando em qualquer lugar e sem aparelhos!

29 mar 2024 - 09h00
Veja exercícios de calistenia para as pernas
Veja exercícios de calistenia para as pernas
Foto: iStock / Jairo Bouer

A mobilidade é um aspecto fundamental para uma vida saudável em todas as fases da vida - e as pernas desempenham um papel crucial nesse processo. Afinal, dependemos delas para realizar tarefas do dia a dia e para o deslocamento.

Portanto, investir em exercícios que fortaleçam e melhorem a mobilidade das pernas é essencial para o bem-estar geral. E existem diversos exercícios, feitos com o peso do corpo ( calistenia) que podem te ajudar, e muito, na prática de exercícios.

Publicidade

Os benefícios desses exercícios para as pernas na mobilidade incluem:

  • Melhoram a flexibilidade muscular e a amplitude de movimento das articulações
  • Aumentam a força muscular, o que contribui para a estabilidade e o equilíbrio
  • Reduzem o risco de lesões, principalmente no quadril, no joelho e no tornozelo
  • Favorecem a circulação sanguínea, auxiliando na prevenção de problemas vasculares
  • Contribuem para a manutenção da densidade óssea, importante para a saúde dos ossos
  • Promovem uma melhor postura corporal, aliviando dores nas costas e no pescoço

Agora que você já sabe os benefícios de realizar exercícios de mobilidade em todas as fases da vida, continue lendo para entender como a prática da calistenia pode te ajudar!

Calistenia: mobilidade com o peso do corpo

A calistenia, uma forma de exercício que utiliza o peso corporal como resistência, é uma excelente maneira de melhorar a mobilidade das pernas sem a necessidade de equipamentos. A prática oferece uma variedade de exercícios que fortalecem os músculos das pernas e aumentam a flexibilidade das articulações.

"A calistenia é muito versátil em relação a lugares para poder treinar. E o melhor de tudo é que o único equipamento realmente necessário é o peso do corpo!", fala Júnior Britto, professor de educação física, ginástica artística e treino funcional.

Publicidade

Apesar de o peso do corpo ser suficiente para um treino completo de calistenia, alguns acessórios podem ser úteis, como argolas, barras paralelas e barras fixas, como aquelas colocadas nas portas, mas até mesmo objetos que você tem em casa, como cadeiras.

O próprio chão também é um é um é uma ótima opção. E em casa você pode utilizar cadeiras, sofá, coisas estáveis para executar alguns exercícios de calistenia", adiciona o treinador.

Continue lendo para ver os melhores exercícios de calistenia para exercitar em casa e trabalhar a mobilidade!

Exercícios de calistenia para mobilidade das pernas

Veja a seguir os exercícios para trabalhar as pernas e ganhar mobilidade!

1. Agachamento na cadeira

Posicione-se de costas para uma cadeira, com os pés na largura dos ombros. Lentamente, agache-se até tocar levemente a cadeira com os glúteos, mantendo os joelhos alinhados com os tornozelos. Mantenha o peso nos calcanhares e o tronco ereto. Volte à posição inicial, estendendo os joelhos. Repita o movimento.

agachamento na cadeira
Foto: Jairo Bouer

2. Agachamento tradicional

Se o agachamento na cadeira é fácil para você, experimente o movimento de agachamento tradicional! Posicione-se em pé, com os pés na largura dos ombros. Flexione os joelhos e desça o quadril em direção ao chão, mantendo os joelhos alinhados com os tornozelos. Mantenha o tronco ereto e os calcanhares apoiados no chão. Suba de volta à posição inicial, estendendo completamente os joelhos. Repita o movimento.

Publicidade
agachamento frontal
Foto: Jairo Bouer

3. Elevação das pernas 

Deite-se de costas com os braços ao lado do corpo e as pernas estendidas. Levante uma perna em direção ao teto, mantendo-a reta, e depois abaixe-a lentamente. Alterne entre as pernas, mantendo o movimento controlado e a lombar apoiada no chão. Para um desafio extra, mantenha ambas as pernas elevadas por alguns segundos antes de abaixá-las.

elevação da perna
Foto: Jairo Bouer

4. Afundo

Esse pode ser um pouco mais desafiador. Neste tipo de agachamento o exercício é feito de forma unilateral, ou seja, com apenas uma das pernas à frente e a outra atrás. Enquanto a da frente se flexiona, a de trás serve para dar equilíbrio. Exige mais equilíbrio e é capaz de oferecer um treino mais direcionado ao desenvolvimento dos músculos das coxas.

afundo
Foto: Jairo Bouer

5. Elevação pélvica

O movimento é simples. Basta deitar de costas para o chão com as pernas flexionadas e unidas. Então, eleva-se a pelve, mantendo pernas e braços em contato com o solo. É um bom exercício de calistenia para os glúteos.

elevação da pelve
Foto: Jairo Bouer

Conclusão

Incorporar esses exercícios simples de calistenia em sua rotina de treino não apenas fortalecerá suas pernas, mas também melhorará significativamente sua mobilidade, favorecendo uma vida mais ativa e saudável.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações