Leite Vegetal (de aveia, inhame, coco, amêndoas e arroz) - 5 receitas muito fáceis e factíveis para substituir o leite (e a lactose) nos alimentos, com suas vantagens.
Receita para 4 pessoas.
Clássico (sem restrições), Sem Glúten, Sem Glúten e Sem Lactose, Sem Lactose, Vegano, Vegetariano
Preparo: 01:00 + (tempo médio) + tempo de demolhar de algumas opções
Intervalo: 00:00
UTENSÍLIOS
1 chaleira, 1 tigela(s), 1 peneira(s), 1 coador voal
EQUIPAMENTOS
MEDIDORES
xícara = 240ml, colher de sopa = 15ml, colher de chá = 10ml, colher de café = 5ml
Ingredientes LEITE DE AVEIA
- 2 xícara(s) (chá) de aveia em flocos sem glúten hidratada em água filtrada - ver receita (reserve a aveia para outras preparações)
- 6 xícara(s) (chá) de água , filtrada
Ingredientes LEITE DE INHAME:
- 2 unidade(s) inhames sem casca, picado(s) - veja mais informações no modo de preparo
- 5 xícara(s) (chá) de água , filtrada
Ingredientes LEITE DE COCO:
- 2 xícara(s) (chá) de coco ralado seco - fresco (apenas a polpa)
- 5 xícara(s) (chá) de água , quente.
Ingredientes LEITE DE AMÊNDOAS:
- 2 xícara(s) (chá) de amêndoas cruas sem sal , sem casca, demolhada (ver receita)
- 6 xícara(s) (chá) de água , filtrada
Ingredientes LEITE DE ARROZ:
- 2 xícara(s) (chá) de arroz cozido caseiro - ver receita (branco ou integral)
- 5 xícara(s) (chá) de água , filtrada
- essência de baunilha a gosto
PRÉ-PREPARO:
Leite Vegetal ou Leite Vegano - 5 opções (introdução):
O leite, por "natureza" é um alimento de origem animal e que contém a lactose, um açúcar presente nele e em seus derivados. Para quem tem intolerância, um dos problemas é buscar alimentos que não tenham esta substância.
Para substituir o leite e os inconvenientes que algumas pessoas têm com o seu consumo (na maioria das vezes associado à Lactose), existem alternativas de produzir o que se chama de leite vegetal em casa.
Para a Anvisa por exemplo, "Leite de Coco", é "uma emulsão aquosa extraída de um vegetal por processos mecânicos adequados".
E desta forma, surgem opções como os "leites" de aveia, inhame, coco, amêndoas e arroz (entre outros), que são muito fáceis de fazer e principalmente úteis para situações de intolerância.
Mas é importante considerar como o leite (origem animal) é uma importante fonte de proteínas, sua substituição pelos leites vegetais deve ser feita de modo a recompor estas proteínas com outros alimentos. Assim, antes de fazer qualquer substituição por conta própria, consulte um nutricionista.
- Dificuldade: Fácil
- Durabilidade: Em média os leites vegetais duram 3 dias na geladeira *(use recipientes esterilizados, de preferência de vidro).
PREPARO:
I) Leite de aveia:
- Em uma tigela, coloque a aveia de molho em água fervente ( o suficiente para cobrir). Tampe e deixe hidratar por 30 minutos em temperatura ambiente.
- Caso tenha mais tempo, deixe a aveia de molho em água filtrada ( o suficiente para cobrir) por 6 a 8 horas (durante a noite), tampada em um armário fechado, em temperatura ambiente.
- Em seguida, escorra o excesso de água do leite de aveia, reservando esse líquido.
- Coloque a aveia no liquidificador com a quantidade de água indicada nos ingredientes (use parte da água do demolho - probiótica - e complete com mais água filtrada).
- Bata por 1 minuto - não bata demais para não ativar o amido e deixar o seu leite pegajoso.
- Coe usando um coador voal ou pano de prato e reserve a aveia para fazer outras preparações como bolos, tortas, etc.
- Vantagem : Muito factível do ponto de vista econômico, pois a aveia é barata e também bastante rica em fibras. O resíduo da aveia batida pode ser usada para fazer bolos e outras produções que levam o ingrediente.
- Desvantagem : A aveia pode conter glúten, e portanto, não serviria para uma dieta sem glúten, ao menos que na embalagem o fabricante informe que ela é 100% livre de contaminação cruzada. Algumas receitas pedem para bater a aveia com água morna, o que torna o "Leite" mais cremoso, porém torna mais difícil o processo de coar.
II) Leite de Inhame:
Antes precisamos esclarecer uma confusão danada sobre o que é o inhame (de verdade). O Cará (Dioscorea alta) é uma herbácea trepadeira, com tubérculos feculentos, e que muitas vezes e em algumas regiões é confundido com o inhame. Esta confusao deve-se ao nome do cará em espanhol (ñame) e em italiano (igname).
Já o Inhame de verdade tem o nome científico de "Colocasia Esculenta", e é popularmente conhecido como toro. Trata-se de um tubérculo tipicamente tropical originário do Sul da Ásia. A parte comestível é o caule subterrâneo que possui polpa branca e folhas.
Tanto o cará, quanto o inhame, tem obrigatoriamente que ser consumido cozidos, porque contém substâncias que são indigestas e podem fazer mal ao organismo.
- Descasque o inhame, pique e coloque-o em uma panela com água fria, deixe ferver, abaixo o fogo e cozinhe por mais 5 minutos ou até estar cozido.
- Retire o inhame do fogo , descarte a água, lave-o bem.
- Ponha o inhame (taro) cozido no liquidificador com a água filtrada (ver quantidade nos ingredientes).
- Bata bem e adicione água restante, até obter um leite espesso.
- Coe e reserve para uso em suas receitas.
- Vantagem: O leite vegetal de inhame tem um bom custo, tornando viável $$$ sua utilização. Fica bem cremoso, pois o inhame tem amido, que quando aquecido torna-se um espessante.
- Desvantagem: pode não ser encontrado com tanta facilidade quanto outras raízes e ainda tem a "confusão" sobre o inhame (nos textos não sabemos qual o inhame que as pessoas se referem, tomem cuidado!). Mas é fato que o inhame-taro só deve ser consumido cozido para não causar mal estar e algumas reações indesejadas em seu consumo (idem para o cará, do qual não estamos tratando aqui, mas vale reforçar).
III) Leite de Coco:
-
Bata os ingredientes no liquidificador, coe, deixe esfriar.
- Vantagem: É um sabor mais conhecido, pode também ser comprado pronto. Também é uma opção bastante viável economicamente e muitas vezes encontrado "pronto", industrializado com mais facilidade.
- Desvantagem: Retirar a polpa do coco dá um bom trabalho e nem sempre encontra-se o coco fresco com facilidade. O melhor se possível é comprar apenas a polpa, caso seja possível. Para o leite a polpa é somente a parte branca. Embora seja benéfico a saúde, a polpa do coco tem maior concentração de gordura e não é recomendado o consumo excessivo.
IV) Leite de Amêndoas:
- Em uma tigela funda, ponha as amêndoas.
- Adicione água suficiente para cobrí-las completamente.
- Deixe de molho, coberta com filme plástico ou tampada por no mínimo 12 horas.
- Escorra esta água e bata no liquidificador com água filtrada (medida indicada nos ingredientes).
- Coe em um coador voal ou peneira bem fina (pois os grânulos não podem passar pela peneira).
- Vantagem: Une sabor (adocicado) com excelentes propriedades nutricionais ("gorduras do bem" ). A sobra das amêndoas pode ser utilizada para produzir doces e bolos deliciosos.
- Desvantagem: O tempo de molho (deixe durante a noite e nem vai perceber...) e o custo das amêndoas, torna esse leite caro. Ainda sai muito mais barato fazer em casa, mas mesmo assim a amêndoa não é barata.
V) Leite de Arroz:
- Bata o arroz cozido com a água filtrada, coe em uma peneira fina ou coador voal e reserve.
- Vantagem: Se utilizar o arroz integral, haverá melhor aproveitamento dos nutrientes (carboidratos) e o "leite" terá melhor valor nutricional (mais fibras e vitaminas).
- Desvantagem: Textura rala e tem sabor característico do arroz, sendo recomendado adicionar essência de baunilha para neutralizar este sabor.
FINALIZAÇÃO E MONTAGEM:
- As receitas de leite vegetal ou leite vegano são bem simples, e podem ser feitas em casa com facilidade e com um custo bem acessível (a maioria delas). Siga o modo de preparo, armazene em geladeira e use para tomar ou em uma diversidade de receitas.
Fontes:
-
Nutrição e Técnica Dietética - Sonia Tucunduva Philippi, 2a edição.
-
Anvisa
Quer fazer essa receita? Acesse a Lista de compras, AQUI.
Para ver essa receita para 2, 6, 8 pessoas, clique aqui.
Monte seu cardápio personalizado, grátis, no Bake and Cake Gourmet.