5 ideias de pratos com bacalhau perfeitos para a sua Páscoa

Não sabe que pratos com bacalhau fazer para inovar no almoço ou no jantar de Páscoa? Confira essas ideias e se inspire!

28 mar 2024 - 14h00
(atualizado às 16h07)
Descubra os pratos com bacalhau ideais para sua Páscoa
Descubra os pratos com bacalhau ideais para sua Páscoa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Já está cansado de fazer sempre os mesmos pratos com bacalhau na Páscoa? Quer inovar um pouco, mas não sabe como? Não precisa se preocupar! Existem várias receitas com o peixe ideais para o feriado, basta soltar a criatividade.

Assim, você vai conseguir fugir do gosto de sempre sem deixar de lado a tradição de comer bacalhau nesta data. Além disso, testar receitas novas é uma ótima forma de surpreender os convidados.

Publicidade

Veja 5 ideias de pratos com bacalhau para fazer nesse almoço e jantar de Páscoa e ganhar muitos elogios dos familiares e amigos:

Bacalhoadas diferentes

Primeiramente, a bacalhoada é um dos pratos mais típicos da Páscoa, mas isso não quer dizer que ela precise ter sempre o mesmo gosto. Existem diferentes receitas, que podem levar ingredientes como azeite, cebola, alho, tomate, batatas, pimentão e azeitonas, e serem feitas das mais variadas formas.

Então que tal testar alguma que não seja a que você sempre faz para dar aquela variada no sabor? Você pode também usar a criatividade e acrescentar ingredientes dos quais goste e que ache que combinam com a bacalhoada.

Arroz de forno com bacalhau

Gosta bastante de arroz? Esta receita é fácil e ainda vai mudar um pouco a Páscoa de quem costuma comer apenas a bacalhoada! Fica praticamente toda uma refeição em apenas um prato, contendo o arroz, o bacalhau, um molho, além de legumes como acompanhamento.

Publicidade

Bolinho de bacalhau

Quem não ama bolinho de bacalhau? Muito comum nos bares e restaurantes, esse petisco também pode fazer parte do seu almoço ou jantar de Páscoa. Dá para fazê-lo frito ou mesmo no forno, e existem receitas com ou sem batata. Vai da sua preferência!

Estrogonofe de bacalhau

Para apostar em pratos com bacalhau menos convencionais, uma boa dica é o estrogonofe. Afinal, no Brasil existe esse prato feito com praticamente tudo - carne, frango, cogumelos, camarão, vegetais… Então, por que não o bacalhau? A receita é bem similar a outros tipos de estrogonofe e não é muito difícil de preparar.

Moqueca de bacalhau

Outra receita inovadora para a Páscoa é a moqueca de bacalhau. A moqueca é um cozido típico de vários estados brasileiros e, junto com o peixe, podem ir ingredientes como banana-da-terra, maxixe, camarão, entre outros. Ou, se preferir, ela pode ser feita apenas com o bacalhau mesmo.

Quer receber nossas receitas fáceis e saborosas?
Ativar notificações