É difícil encontrar alguém que resista a uma farta ceia de natal, especialmente quando se trata do jantar brasileiro, com peru, salpicão, arroz à grega e diversos pratos deliciosos. Mas como nem tudo é perfeito, essa comilança toda tende a trazer efeitos não muito agradáveis, como o inchaço abdominal.
Pensando nisso, o MinhaVida conversou com Rejane Souza, nutricionista do grupo Mantevida, que explicou quais alimentos causam inchaço e o que fazer para reverter esta situação. Veja a seguir!
Leia também: Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio
Os alimentos das ceias responsáveis pelo inchaço abdominal
Rejane conta que existe uma série de pratos típicos da ceia que podem estar por trás do inchaço abdominal. Ela explica que a razão se dá pelas receitas ricas em gorduras, açúcar e fermentação.
"Salpicão ou maionese, por exemplo, são pratos frequentemente consumidos em excesso, o que pode dificultar a digestão. Carnes gordurosas, como pernil ou tender, possuem excesso de gordura, o que dificulta a digestão, contribuindo para o desconforto abdominal. Massas são ricas em carboidratos refinados, que podem causar retenção de líquidos e fermentação no intestino. Já as sobremesas são ricas em açúcar e lácteos, que podem causar inchaço, especialmente em pessoas com intolerância à lactose".
Leia também: O que é melhor para cozinhar, óleo de cozinha ou banha: eis a verdade, segundo especialistas
...
Veja também
Gases (flatulência): sintomas, o que causa e como eliminar
O feijão deve ser cozido com ou sem sal? Entenda como essa escolha pode impactar a digestão
Antigases natural: como usar a folha de louro para aliviar a flatulência