Um restaurante de frutos-do-mar nos Estados Unidos decidiu libertar uma lagosta, de 110 anos, apelidada de Lorenzo no último domingo, 15. Com 9,5 kg, o animal voltou ao oceano aberto após passar anos esquecido no tanque do Peter’s Clam Bar, em Long Island, Nova York.
"Lorenzo simplesmente escapou e acabou ficando em nosso tanque por anos", explicou Butch Yamali, proprietário do restaurante, à WPIX-TV. O empresário disse que estava com um misto de sentimentos em relação à partida do crustáceo. "Ele fará falta, mas acho que é melhor assim. Se ele morresse aqui, não seria uma coisa boa, e eu não teria coragem de vendê-lo", afirmou.
O Peter’s Clam Bar celebrou a libertação de Lorenzo com uma "cerimônia de perdão" e compartilhou a notícia em um post bem-humorado no Facebook. A publicação brincou que Lorenzo agora está "vivendo sua melhor vida — abrindo caminho para a liberdade e aproveitando a brisa salgada (em vez de mergulhar na manteiga)". A mensagem finalizava com um brinde: "Um brinde às segundas chances e a uma vida cheia de 'conchas' de felicidade!".
Nos comentários, um internauta demonstrou preocupação com a nova vida no oceano: "Ele esteve em cativeiro por provavelmente mais de uma década. Saberá se defender sozinho, se adaptar à temperatura da água, encontrar comida, etc.? Ou vai morrer porque foi cuidado e alimentado por humanos por tanto tempo? Espero que um profissional tenha sido consultado", comentou.