O restaurante Jamile, do chef Henrique Fogaça, localizado em São Paulo e recomendado pelo Guia Michelin 2025, combina gastronomia sofisticada com ambiente moderno, mas sofreu um desabamento do teto.
O restaurante Jamile, localizado no bairro da Bela Vista, centro de São Paulo, foi inaugurado em setembro de 2015. Nesta quarta-feira, 8, o local sofreu com o desabamento do teto, logo no início da tarde. A proposta da casa é de oferecer ao público um ambiente moderno, com boa gastronomia, diversas opções de vinho e também drinques autorais. Henrique Fogaça, chef de cozinha, é responsável por assinar o cardápio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com um salão amplo, um dos atrativos do espaço é a cozinha de finalização, que fica aberta. Assim, os clientes podem observar, do balcão, alguns toques do preparo dos pratos e receitas, além dos bastidores.
O menu executivo, servido de segunda a sexta-feira, tem o preço fixo de R$ 89 por pessoa, e traz opções como peixe do dia com purê de batata; strogonoff de filé mignon e mix de cogumelos; polpetone com massa artesanal e arroz de cupim com chips de mandioca. Além do prato principal, inclui também uma entrada e sobremesa.
A estética do ambiente é influenciada por referências rústicas, com paredes de tijolos que dão um aspecto de demolição. A mistura de vidro, madeira e pedras também compõem a estrutura, que conta com um rooftop dedicado a festas e eventos.
Em agosto deste ano, o Jamile entrou na lista dos restaurantes recomendados pelo Guia Michelin. Desta forma, vale ressaltar outros destaques do cardápio e que fazem sucesso no estabelecimento. São eles: bochecha de porco glaceada com quirela; cupim do sal com mandioca amarela e farofa de banana; bife ancho servido com risoto de parmesão; moqueca baiana de peixe branco e polvo caramelizado. O local aceita reservas e funciona todos os dias da semana.