Bora beber? Veja 6 opções de cerveja para harmonizar no churrasco

Especialista ensina como combinar o tipo certo de cerveja com diferentes carnes e acentuar o sabor dos alimentos

18 fev 2023 - 12h00
(atualizado às 12h47)

Que a cerveja é a bebida favorita dos brasileiros no churrasco, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que combinar o tipo certo de cerveja com o prato servido pode ressaltar o sabor do alimento e tornar a experiência ainda mais deliciosa? 

Cerveja é a bebida favorita dos brasileiros no churrasco -
Cerveja é a bebida favorita dos brasileiros no churrasco -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Isso mesmo! Por isso, vamos te ajudar a escolher o estilo de cerveja de acordo com a carne ou o acompanhamento do seu próximo churrasco com ajuda do mestre cervejeiro Alexandre Vaz. Confira:

Publicidade

Picanha

Uma das carnes mais valorizadas em um churrasco, a picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileiro. Além do gosto inconfundível e bastante marcante, ela possui uma capa de gordura que deixa a carne ainda mais suculenta.

Assim, a cerveja mais indicada para ser consumida com a peça é a India Pale Ale. Complexa e amarga, ela é capaz de limpar o paladar e deixar o sabor da picanha ainda mais interessante.

Frangos e carnes brancas magras

A carne branca acaba ganhando notas diferenciadas quando é assada na brasa. Por ser um prato leve, o ideal é que o sabor da cerveja não se sobreponha ao da carne. Dessa forma, o estilo mais indicado nesse caso é o Pilsen. O estilo surgiu na República Tcheca e a cerveja nesse estilo costuma ser leve, refrescante e bastante suave, sendo considerada uma cerveja com ótimo drinkability.

Linguiça

A linguiça suína costuma ser presença garantida em qualquer churrasco. A cerveja mais indicada é a Pale Ale. Por ter um estilo medianamente encorpado e de baixo amargor, ela ajuda a quebrar essa textura gordurosa. A Pale Ale é feita com maltes especiais — que trazem um aroma maltado — remetendo a cereais e caramelo. 

Publicidade

Cupim

Uma carne gordurosa, mas que também possui bastante fibra: é assim que o cupim pode ser definido. Para quem quer saborear uma experiência gastronômica única, a dica é harmonizar o cupim com cervejas do estilo Porter, cujo o aroma tem notas de chocolate, creme e café bem evidentes. Nesse caso, a harmonização é por conta do contraste, ou seja, o salgado da carne com o doce da cerveja. 

Queijo coalho

Vegetariano ou não, sempre tem no churrasco alguém que gosta de consumir outras opções além da carne, como o queijo coalho, por exemplo. Bastante consumido no Nordeste, ele acabou conquistando todo o Brasil e harmoniza muito bem com a Weiss, uma cerveja de trigo com amargor bem suave, praticamente inexistente. 

Bem condimentada também no aroma, ela apresenta notas de cravo e banana bem pronunciadas. Sua alta carbonatação ativa e estimula as papilas gustativas da língua, acentuando o sabor do queijo e preparando a boca para os próximos sabores.

Pão de alho

E por falar em outros alimentos que são vistos com frequência no churrasco, o pão de alho não pode faltar. Produzido com uma mistura de alho com azeite ou manteiga, ele vai bem com a Pilsen Puro Malte, uma cerveja leve e refrescante, com 100% malte de cevada. Por ter um amargor bem suave, ela não interfere no sabor do pão de alho.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se