URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Substituto do açúcar que mais 'agrada' o cérebro é a stevia, diz estudo

Pesquisa em camundongos buscou entender reação do organismo a diferentes tipos de adoçantes

8 mai 2024 - 13h59
(atualizado às 14h00)
Estudo sugere que a estévia é o substituto do açúcar mais compatível com o cérebro
Estudo sugere que a estévia é o substituto do açúcar mais compatível com o cérebro
Foto: Bjoern Wylezich

A percepção do cérebro ao consumir açúcar branco é semelhante à do consumo de produtos com stevia (ou estévia), segundo um estudo publicado na revista científica Neuroscience Research. Pesquisadores chineses sugerem que a stevia pode ser um substituto ao açúcar branco – carboidrato que se consumido em excesso pode levar a doenças como obesidade e diabetes. 

A stevia é um adoçante natural que não contém calorias, extraído da planta Stevia rebaudiana. Suas folhas podem ser encontradas na América do Sul. Seu gosto é considerado mais doce do que o açúcar da cana. 

Publicidade

O estudo analisou respostas dos cérebros de camundongos a diferentes tipos de adoçantes. Os ratos foram divididos em diferentes grupos, que receberam dietas ricas em: sacarose (açúcar comum), esteviosídeo (stevia), xilitol, glicirrizina e mogroside. 

“Embora todos possuam propriedades doces, muitos substitutos do açúcar apresentam diferenças perceptíveis em relação à sacarose quando consumidos. Portanto, nossa ideia inicial era investigar se haveria uma região cerebral específica no sistema nervoso central que pudesse refletir as diferenças entre esses substitutos do açúcar e a sacarose", disse o co-autor da pesquisa, Yingjie Zhu, ao site Medical Xpress. 

Por meio de exames que avaliaram uma parte específica da atividade cerebral dos camundongos, foi possível perceber que o consumo de açúcar e stevia é encarado de maneira semelhante pelos cérebros dos ratos. 

De acordo com os pesquisadores, a stevia pode ser o único adoçante vegetal que provoca uma resposta comparável à da sacarose. "Estas descobertas lançam luz sobre as bases neurais das preferências de sabor doce em animais e oferecem informações valiosas para o desenvolvimento de novos produtos adoçantes", diz o estudo. 

Publicidade

Por que é preciso tomar cuidado com o açúcar Por que é preciso tomar cuidado com o açúcar

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se