O amendoim pode ser muito benéfico para a saúde, quando consumido com moderação e em versões saudáveis. Ele é rico em gorduras boas, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Na hora de escolher o amendoim mais saudável, o ideal é optar por formas mais naturais, minimamente processadas. "Como exemplos, o amendoim cru ou torrado sem sal, seria a melhor opção, pois preserva os nutrientes e evita o excesso de sódio ou aditivos", sugere a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)
O amendoim com casca (película vermelha), é mais rico em antioxidantes, como o resveratrol e flavonoides.
Outra boa opção é a pasta de amendoim 100% natural, que pode ser excelente, desde que sem adição de açúcar, óleos hidrogenados ou conservantes e com consumo moderado, por ser bastante energética.
Os seguintes tipos devem ser evitados ou consumidos apenas esporadicamente:
- Amendoim salgado industrializado (rica em sódio);
- Amendoim doce (coberto com açúcar, chocolate ou caramelo);
- Paçoca industrializada (muito açúcar e gordura hidrogenada).
"Pessoas alérgicas a amendoim - devem evitá-lo completamente, pois pode causar reações graves. Além disso, o armazenamento inadequado pode favorecer a presença de aflatoxinas, que são substâncias tóxicas produzidas por fungos, então sempre importante comprar de fornecedores confiáveis e ser armazenado corretamente", alerta a médica.