Amendoim é bom para quê? Descubra os benefícios
O amendoim rico em gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a reduzir o LDL (colesterol "ruim") e aumentar o HDL (colesterol "bom").
Presente nas festas julinas, em receitas tradicionais e uma boa opção de petisco, o amendoim pode trazer diversos benefícios para a saúde quando consumido sem exagero.
"O amendoim pode ser muito benéfico para a saúde, quando consumido com moderação e em versões saudáveis. Ele é rico em gorduras boas, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Os principais benefícios do amendoim englobam participar como alimento saudável, quando considerada a saúde cardiovascular", explica a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).
O alimento é rico em gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a reduzir o LDL (colesterol "ruim") e aumentar o HDL (colesterol "bom"). "Também contém uma porção de resveratrol, o mesmo antioxidante presente no vinho tinto", conta a especialista.
Outro benefício é a influência sobre a saciedade e controle do peso, pelo seu alto teor de gordura e proteína, promovendo maior saciedade, podendo ajudar no controle do apetite. "Além disso, pode ser considerado como fonte de proteína vegetal, especialmente útil em dietas vegetarianas e veganas".
O amendoim contém também compostos fenólicos, antioxidantes e anti-inflamatórios (vitamina E, zinco, magnésio, folato). "A ingestão de amendoim pode interferir no controle glicêmico, desde que o consumo seja moderado, por ter baixo índice glicêmico e reduzir picos de insulina", completa a médica.