Paçoca engorda? Faz bem para a saúde? Descubra
Junho e julho são meses de arraiás e a paçoca é um dos quitutes que não pode faltar. O doce típico brasileiro é tradicionalmente feito com amendoim, açúcar e farinha de mandioca ou farinha de milho
Será que dá para comer sem culpa? Ela faz bem para a saúde?
"Depende da quantidade. A paçoca é rica em calorias, gorduras boas (mono e poli-insaturadas) e proteínas do amendoim. Apesar disso, é um alimento denso energeticamente e, se consumida em excesso, pode favorecer o ganho de peso, principalmente em pessoas com baixa demanda calórica ou metabolismo mais lento", alerta a Dra. Isolda Prado, médica nutróloga, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
Benefícios da paçoca (com moderação), podem incluir:
• Fonte de gorduras saudáveis, que ajudam na saúde cardiovascular.
• Rica em vitamina E, magnésio e fitoesteróis, com efeito antioxidante e anti-inflamatório.
• O amendoim presente na paçoca pode ajudar na saciedade e na manutenção da massa magra, por conter proteína vegetal.
Qual é a quantidade ideal de consumo de paçoca?
A especialista recomendo de uma a duas unidades pequenas (15 a 30 g) por dia. "Podem ser incluídas em uma alimentação equilibrada para adultos saudáveis, especialmente como lanche intermediário ou pré-treino", sugere.
Por outro lado, em dietas para perda de peso ou controle glicêmico, o ideal é avaliar a quantidade com base no plano alimentar individualizado. No geral, 15 g de paçoca tem cerca de 80-100 calorias.