Chá de hortelã
Chá de hortelã
Foto: Freepik

O chá de hortelã é utilizado há gerações na medicina natural, pois a infusão da erva é reconhecida por contribuir para a saúde digestiva, o relaxamento e até o fortalecimento do organismo. Mas, afinal, quais são os principais usos do chá de hortelã?

Segundo a nutricionista Vanessa Furstenberger, a bebida é uma grande aliada do sistema digestivo.

Publicidade

"O chá de hortelã melhora a digestão, estimulando a produção de bile e o relaxamento dos músculos do trato gastrointestinal, além de aliviar sintomas como gases e o inchaço abdominal", explica a especialista.

Outro benefício importante está relacionado ao efeito calmante da planta. O chá ajuda a reduzir o estresse do dia a dia e quadros leves de ansiedade, contribuindo também para noites mais tranquilas. "Melhorando também a qualidade do sono quando tomado antes de dormir", diz.

A hortelã também se destaca pela presença do mentol, composto com ação analgésica e refrescante. Ele pode auxiliar no alívio de cólicas menstruais, desconfortos estomacais e dores leves.

Além disso, a planta ajuda a amenizar sintomas respiratórios. "A hortelã pode ajudar a aliviar sintomas de gripes, resfriados, sinusite e congestão nasal e para quem tem mau hálito, ela atua contra as bactérias que são as suas causadoras, deixando uma sensação refrescante na boca", complementa.

Publicidade

Rica em compostos bioativos, a hortelã possui ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a combater os radicais livres e a reduzir inflamações no organismo. "Além de todos esses benefícios, ela pode auxiliar na perda de peso por ter um efeito diurético e ainda redutor da ansiedade e da compulsão alimentar", explica a especialista.

Como consumir o chá de hortelã?

A forma mais comum de consumo é por meio do chá, mas as folhas frescas também podem ser mastigadas, especialmente para combater o mau hálito e garantir sensação imediata de frescor.

A infusão pode ser ingerida quente ou gelada, respeitando o consumo de uma a três xícaras por dia. É importante evitar o uso contínuo por períodos prolongados sem orientação profissional.

Apesar de ser considerada segura para a maioria das pessoas, o chá de hortelã exige cautela em alguns casos. Pessoas com refluxo gastroesofágico devem moderar o consumo, já que o mentol pode agravar os sintomas. Gestantes, mulheres que estão amamentando e indivíduos com condições de saúde específicas devem procurar orientação médica antes de utilizar a bebida com finalidade terapêutica.

Publicidade
Simples Conteúdo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se