Muito conhecido na cultura popular brasileira, o chá de boldo é frequentemente lembrado como "salvador" após exageros alimentares gordurosos. Com sabor amargo e propriedades medicinais milenares, ele é usado para aliviar desconfortos digestivos. Mas será que o boldo serve só para isso?
"Ele faz o fígado melhorar a produção da bile, responsável pela absorção da gordura. Além disso, o boldo tem a função de diminuir cólicas menstruais e intestinais", explica o gastrocirurgião Juliano Piunti Teles, em seu canal do Youtube.
Além disso, por ter uma função antibiótica e anti-inflamatória, o boldo melhora a microbiota intestinal. "Se você cuida bem do seu intestino, está contribuindo para sua imunidade ficar melhor". diz o especialista.
O chá de boldo tem ação diurética e ajuda a desinchar. "Você urina mais quando toma esse chá, principalmente quem retém líquido no final do dia, assim como os chás de hibisco e espinheira-santa, que também têm essa finalidade", completa.
Portanto, os principais benefícios do chá de boldo são:
1. Auxilia na digestão
O chá de boldo também é amplamente utilizado para aliviar sintomas de má digestão, como estufamento, gases e sensação de peso no estômago. Ele estimula a produção da bile, ajudando na digestão de gorduras e no funcionamento do sistema gastrointestinal.
2. Faz bem para o fígado
Graças às suas propriedades hepatoprotetoras, o boldo ajuda a proteger e estimular o fígado, sendo indicado em casos de intoxicações alimentares leves ou após consumo excessivo de álcool. Ele favorece a eliminação de toxinas e pode ajudar no alívio de enjoos.
3. Possui ação anti-inflamatória e antioxidante
O boldo contém compostos como boldina, que possuem ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. Isso contribui para a saúde geral do organismo e pode ajudar na prevenção de danos celulares.
Quem não pode tomar chá de boldo?
- Mulheres grávidas ou que estão amamentando
- Pessoas com pedra na vesícula
- Pessoas com obstrução hepática
Como preparar o chá de boldo?
Amasse 3 folhas de boldo, coloque a água quente e deixe em infusão durante 15 minutos.
"O melhor horário de ingestão do chá de boldo é antes das principais refeições: café, almoço e jantar", sugere o especialista.