Para o lanche: waffle de farinha integral

Waffle crocante preparado com farinha integral

12 ago 2021 - 15h47
(atualizado em 13/9/2021 às 12h56)

O grande truque para se obter um waffle de farinha integral crocante é acrescentar um pouco de amido de milho ou farinha de arroz à massa. Essa receita de waffle utiliza uma quantidade maior de liquido na massa porque a farinha integral estufa mais do que a refinada depois de molhada. Além do mais, com a massa bem fluida fica mais fácil espalhá-la sobre a a superfície da chapa da máquina de waffle. O motivo para se acrescentar à massa tanto o amido de milho quanto a farinha de arroz  é que ambas auxiliam no processo de secagem da massa, deixando-a portanto mais crocante.

Waffle com farinha integral.
Waffle com farinha integral.
Foto: Marcia Zoladz / Cozinha da Marcia

Eu pessoalmente acho que um waffle de farinha integral tem um sabor mais intenso que o de farinha refinada. E é justamente esse sabor mais presente que combina com complementos como o mel ou uma geléia. Porém, também pode-se polvilhar queijo ralado por cima na hora de servir para se obter um waffle salgadinho. Com a mesma massa, apenas um pouco mais grossa, também é possível preparar panquecas em uma frigideira no fogão.

Publicidade

Receita

Porções: 6 a 8 porções

Tempo de preparo: 10 minutos + 2 horas de descanso

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de amido de milho ou farinha de arroz
  • 1 xícara de leite desnatado (ou leite vegetal)
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida

Instruções:

  • Primeiro derreta a manteiga no micro-ondas.  Misture a farinha de trigo integral com o amido de milho ou com a farinha de arroz, o sal, o açúcar e o fermento na tigela onde for bater a massa. Desmanche os ovos como para um omelete em outra tigelinha. Devem ficar bem liquidos. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente os ovos e a manteiga derretida à mistura de farinhas.  Acrescente o leite e a manteiga derretida. E, siga batendo enquanto acrescenta o leite em fio. Misture até obter uma massa homogênea, mas não é preciso bater demais. Se for preciso acrescente um pouco mais de leite, ou mesmo água.
  • Descanse a massa no mínimo por duas horas. Aqueça a chapa de waffle, se precisar espalhe um pouco de manteiga derretida, espalhe a massa sobre a chapa, feche a tampa e asse por uns dez minutos antes de dar uma olhadinha. Como eu tenho uma maquinha de fazer waffle muito simples, ela solta um vapor enorme enquanto assa cada waffle. Se a sua também for assim, aguarde até todo o vapor sair  para abrir a máquina. Em geral demora vinte minutos para ficar bem assado e crocante.
  • O waffle nessa receita tem o sabor de um pãozinho feito na hora, e fica delicioso tanto com salada ou só polvilhado com queeijo ralado.  Se preferir sirva no lanche acompanhado de uma geleia ou mel.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se