Em dias de clima quente, parece que o corpo perde a energia e é tomado pela moleza? Sabia que, por trás dessa indisposição, há alguns problemas de saúde mais sérios?
"O calor intenso associado ao sol forte pode propiciar a desidratação e a insolação que se manifestam em sintomas como indisposição e mal-estar", explica o cardiologista Henrique Patrus, coordenador da equipe de cardiologia do pronto-socorro do Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte.
Para ajudar a combater o calor e evitar esses problemas, procuramos quem entende do assunto e conseguimos dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de aproveitar o verão. Confira!
Refresque a nuca
Quando molhamos a nuca, a sensação de moleza diminui. "A região da cabeça é um grande foco de dispersão do calor do corpo", afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP).
Quando a nuca é resfriada pela água, o processo de perda de calor é acelerado, já que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente. Experimente!
Tire um cochilo depois do almoço
Aquela vontade de tirar uma soneca depois do almoço não acontece por acaso, trata-se de uma reação do corpo para armazenar energia - e esse mecanismo pode acontecer em qualquer hora de um dia de calor intenso. "Um breve cochilo faz bem e ajuda a aliviar a sensação de moleza e indisposição", diz o cardiologista Henrique.
Faça um escalda-pés gelado e molhe sua roupa
...
Veja também
Desidratação: o que é, sintomas, tratamento e como evitar
Insolação: o que é, sintomas e o que fazer
Onda de calor: como proteger as crianças das altas temperaturas
Pouca gente sabe, mas esses são os impactos do calor excessivo na saúde
Nem dois litros, nem oito copos: quanto de água beber por dia, segundo a ciência