O Estado de São Paulo deve enfrentar a influência de uma nova frente fria a partir desta sexta-feira, 18. A expectativa é de que as temperaturas fiquem um pouco mais altas nesta sexta do que nos dias anteriores, mas diminuam novamente ao longo do fim de semana.
O tempo seco persiste, apesar de leve melhora, principalmente no interior. Na capital, índice de umidade relativa do ar passou de 23% na quarta-feira, 16, para 35% nesta sexta. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de ao menos 40%. Não há previsão de chuva para o Estado em todo o fim de semana.
Veja a previsão, de acordo com o Inmet:
- Sexta-feira, 18
Mínima: 12°C
Máxima: 26°C
- Sábado, 19
Mínima: 12°C
Máxima: 21°C
- Domingo, 20
Mínima: 12°C
Máxima: 22°
- Segunda-feira, 21
Mínima: 12°C
Máxima: 25°C
- Terça-feira, 22
Mínima: 12°C
Máxima: 27°C
Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, o deslocamento da frente fria do Sul para o Sudeste deve ainda aumentar a condição de ventos na faixa leste paulista, no centro-sul do Rio de Janeiro e extremo sul de Minas. Com isso, as rajadas de vento podem chegar a até 50km/h a qualquer hora do dia nesta sexta.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) diz que a passagem da nova frente fria deve ser rápida, já que é uma massa de ar frio oceânica. "Vai manter o final de semana com aumento da nebulosidade e declínio das temperaturas", diz a pasta.
Já na segunda-feira, 21, a temperatura deve começar a subir um pouco, mas não o suficiente para fazer calor. O Climatempo prevê mínima de 13ºC e máxima de 26ºC na terça-feira, 22, na capital. Pode haver pancadas de chuva na quinta, 24, na parte da noite.