Um acidente com uma carreta que transportava 2 mil litros de corante tingiu de azul-turquesa patos e gansos brancos que vivem no Parque Jardim Botânico, em Jundiaí, no interior de São Paulo. O produto, usado para tingir embalagens de ovos, vazou para o Córrego das Tulipas e impregnou as penas das aves.
O acidente aconteceu nesta terça-feira, 13, quando o veículo ficou desgovernado e atingiu um poste, derramando a carga.
Equipes da prefeitura isolaram o local e fizeram a retirada das aves. O acidente causou o fechamento da rua, mas o local já foi liberado.
Conforme a Guarda Civil Municipal, o motorista desceu do veículo para fazer uma entrega e a carreta se deslocou por um declive, atingindo um poste. Ninguém ficou ferido.
Veja também:
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a Agência Ambiental de Jundiaí foi acionada e se dirigiu ao local para orientar e acompanhar o atendimento à ocorrência.
Foi constatado que a carga do caminhão tombou e causou o rompimento de duas embalagens contendo corante, que atingiram o córrego e um lago do Parque Jardim Botânico.
Foram adotadas ações emergenciais para a limpeza e contenção do produto, que chegou na via pública. "O impacto do corante no córrego alterou as características da água, como a sua cor, e foi observada a mortandade de peixes", diz a Cetesb, em nota.
Técnicos da agência de Jundiaí continuam os trabalhos de fiscalização e monitoramento do local, nesta quarta-feira, 14, para adotar as medidas administrativas.