Uma macaca-prego, chamada Maria, foi encontrada baleada no Rio de Janeiro, está com os membros inferiores paralisados e passa por tratamento, com chances de recuperação após cirurgia.
Uma fêmea de macaco-prego foi encontrada baleada no Rio de Janeiro na última semana e corre risco de ficar paraplégica, segundo a equipe do Instituto Vida Livre, para onde o animal foi encaminhado.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo os especialistas que a atendem, a macaca, batizada de Maria, foi vítima de um tiro na cervical que, até o momento, paralisou seus membros inferiores.
"Ela segue em tratamento e passou pelos exames de imagem (ultrassonografia e radiografia), nos quais foi possível entender a posição exata da bala em sua coluna", explicou a equipe em uma publicação nas redes sociais no domingo, 14.
"Ela passa o dia deitada, recebendo aquecimento e alimentação assistida. Todo o nosso trabalho é por sua recuperação e para garantir seu conforto", acrescentou.
Em entrevista à TV Globo, os profissionais do Instituto ainda relataram que a bala pode estar comprimindo um nervo e, quando for feita a cirurgia para a retirada, há chances de a macaca recuperar os movimentos.
Ao Terra, a Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que, até o momento, não houve registro do caso na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). No entanto, ao tomar conhecimento do ocorrido, a especializada instaurou um procedimento para apurar os fatos.
Em nota à reportagem, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também disse que, até o momento, não foi comunicado oficialmente acerca do caso mencionado, mas, em contato com o Instituto Vida Livre, recebeu as informações sobre o resgate da macaca. O Instituto "informou que notificará oficialmente o Ibama para que seja instaurada apuração sobre o caso", afirmou o órgão.