A China possui uma capacidade incrível para criar estruturas colossais. Estradas impossíveis, rodovias com cruzamentos infernais, túneis incrivelmente complexos e um número absurdo de pontes tão funcionais e essenciais para conectar áreas quanto ostentosas. Mas, de todos os seus projetos de engenharia civil, os que mais impressionam são as barragens. Após construir a maior do mundo, agora eles têm uma tão alta quanto um arranha-céu.
É a Usina Hidrelétrica de Bombeamento de Zhenjiang, fundamental para adicionar ainda mais energia renovável à sua rede elétrica.
Números
Seu nome é "Usina Hidrelétrica de Bombeamento de Zhenjiang/Jurong" e, localizada na província de Jiangsu, tornou-se o mais recente marco da engenharia energética chinesa. O projeto começou em 2017 e, como é típico de quase todos esses projetos de infraestrutura do gigante asiático, tanto suas dimensões quanto o tempo de construção são impressionantes.
Nestes oito anos, construíram a barragem de bombeamento mais alta do mundo, com 182 metros de altura, o equivalente a um prédio de 60 andares. Além da altura, seu formato vulcânico impressiona, com um reservatório no topo capaz de armazenar até 17,07 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter uma ideia, esse é o volume de 6.800 piscinas olímpicas (o que é igualmente difícil de imaginar a quantidade).
Por dentro
Não é apenas imponente por fora. Sua casa de máquinas fica a 800 metros de profundidade e mede 250 metros de comprimento, 60 metros de altura e 25 metros de ...
Matérias relacionadas