Novo Gol SUV será arma da Volkswagen contra Fiat Pulse

Projeto VW 246 prevê um SUV menor do que T-Cross e Nivus e vai mudar radicalmente a história do Gol em 2023

11 jan 2022 - 10h56
Projeção do novo VW Gol SUV
Projeção do novo VW Gol SUV
Foto: Renato Murruga / Projeção

O público quer SUV? Então é SUV que a Volkswagen vai dar. A nova geração do Gol vai mesmo ser um SUV compacto, menor do que os atuais T-Cross e Nivus. Pelo menos é o que garante o site Auto+, que publicou matéria trazendo alguns detalhes sobre o Projeto VW 246, nome técnico do novo Gol. O novo Gol SUV chega em 2023 e vai brigar diretamente com o Fiat Pulse. 

Projeção do novo VW Gol SUV
Foto: Renato Murruga / Projeção

A reportagem é assinada por João Brigato e traz projeções do designer brasileiro Renato Murruga, do perfil Overboost (Instagram). Segundo o site, o novo Volkswagen Gol usará a plataforma MQB de nova geração simplificada pela Skoda (marca do Grupo VW na República Tcheca. “A base será global e destinada a mercados de baixo custo”, diz o Auto+.

Publicidade

Recentemente, o Guia do Carro publicou uma reportagem sobre a estreita colaboração entre a Volkswagen do Brasil e a Skoda Auto. Agora, segundo fontes ligadas à Volkswagen ouvida pelo Auto+, o novo Gol SUV será basicamente uma versão aventureira do Skoda Fabia. “Os dois compartilharão estrutura básica, vidros e parte interna das portas”, diz a matéria.

A nova geração do VW Gol deverá ter menos de 4,10 m de comprimento (igual ao Skoda Fabia). A largura (1,78 m) e a altura (1,48 m) devem superar a do Fabia devido aos apliques aventureiros que o novo Gol SUV receberá no Brasil.É possível até que o Gol inspire um Fabia Cross para os mercados da Skoda, como a Índia. O próprio presidente da VW na América do Sul, Pablo Di Si, já disse ao Guia do Carro que a Volks “não vai mais fazer jabutica para o Brasil, só se for jabutica para exportação”.

Projeção do novo VW Gol SUV
Foto: Renato Murruga / Projeção

O Projeto VW 246 faz parte do anunciado investimento de R$ 7 bilhões até 2026. A preços de hoje, a Volkswagen quer o novo Gol posicionado na faixa de R$ 85 mil a R$ 110 mil. Com isso, a empresa deixa o segmento de hatches exclusivamente para o futuro Polo Track, já revelado no ano passado.

Projeção do novo VW Gol SUV
Foto: Renato Murruga / Projeção

Ainda há dúvidas sobre a motorização. O motor 1.0 TSI de 128 cv pode ser a melhor opção para a versão topo de linha, mas há o risco de o custo deixar o carro muito próximo da dupla T-Cross e Nivus. Outra opção da Volkswagen é o motor 1.0 TSI de 105 cv que equipava o Up TSI. O câmbio pode ser manual de 5 marchas e automático de 6.

Publicidade
Projeção do novo VW Gol SUV
Foto: Renato Murruga / Projeção

Visualmente, o designer Renato Murruga mostra o inédito Gol SUV com faróis full-led afilados, grade frontal fina com elementos que remetem à picape VW Amarok, além de para-choque em duas sessões para entradas de ar inspirado nos modelos ID elétricos.

“A lateral tem linha de cintura ascendente com vinco subindo na região do para-lama traseiro – truque para dar mais robustez e imponência ao visual do Gol SUV”, diz a matéria. “Já a coluna C não tem janela, como já é presente desde a terceira geração do modelo. A traseira tem bastante de Nivus e T-Cross, mas com personalidade própria.”

Projeção do novo VW Gol SUV
Foto: Renato Murruga / Projeção

Em 2021, mesmo com uma geração de 2008, o Gol foi o carro mais vendido da Volkswagen. Ele terminou em 4º lugar no ranking d e hatches com 66,2 mil licenciamentos. O Gol foi campeão nacional de vendas no Brasil durante 27 anos consecutivos, de 1987 a 2013. A permanência do nome Gol no Projeto VW 246, entretanto, ainda não foi confirmada - há especialistas em marketing que consideram o nome desgastado no mercado e sem atrativos para o público jovem.

Volkswagen prepara anúncio de investimento no novo Gol
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se