Nesta sexta-feira, em Washington, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizou o sorteio que estabeleceu as 12 chaves da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira foi alocada no Grupo C, onde competirá contra as equipes de Marrocos, Haiti e Escócia.
A estreia do Brasil na Copa do Mundo está marcada para o dia 13 de junho, um sábado, contra a seleção marroquina. O segundo confronto da equipe será no dia 19 de junho, uma sexta-feira, diante do Haiti. A participação brasileira na fase de grupos será encerrada no dia 24 de junho, uma quarta-feira, em duelo contra a Escócia.
Os confrontos da chave brasileira serão sediados em cidades localizadas na região Leste dos Estados Unidos. As possíveis localidades incluem Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia. O calendário completo de partidas será disponibilizado pela FIFA no dia seguinte ao sorteio.
A abertura da Copa do Mundo ocorrerá em 11 de junho, com o jogo entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A partida final do campeonato está prevista para 19 de julho e será disputada no Estádio MetLife, localizado em New Jersey, nas proximidades de Nova York.
A Copa do Mundo de 2026 será o primeiro torneio a contar com a participação de 48 seleções, um aumento no formato que será sediado de forma conjunta por três países: Estados Unidos, Canadá e México. Em decorrência dessa expansão, a primeira etapa da competição será organizada em 12 grupos, cada um composto por quatro equipes. O sistema de classificação para a fase eliminatória determinará que as duas primeiras seleções de cada grupo avancem, além dos oito melhores terceiros colocados no geral.
Caso o Brasil obtenha a primeira posição em seu grupo, o próximo adversário na fase eliminatória será o segundo colocado do Grupo F, composto por Holanda, Japão, Tunísia e uma equipe ainda a ser determinada pela repescagem europeia (que inclui Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).
No momento do sorteio desta sexta-feira, a composição de participantes ainda não estava integralmente definida. Quarenta e duas seleções já possuem vagas garantidas. As seis vagas remanescentes serão preenchidas em março, por meio de duas repescagens: 16 times disputarão quatro vagas europeias, e outras seis equipes de diferentes continentes competirão pelas últimas duas vagas disponíveis.
Composição de todos os grupos
O formato da primeira fase da Copa do Mundo se apresenta da seguinte forma:
-
GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte).
-
GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça.
-
GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia.
-
GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo).
-
GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador.
-
GRUPO F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia.
-
GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia.
-
GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai.
-
GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega.
-
GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia.
-
GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia.
-
GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
A FIFA irá divulgar a tabela completa da Copa do Mundo no sábado, incluindo horários e locais de todas as partidas. A divulgação será feita por meio de uma transmissão ao vivo, com a participação de ex-jogadores e analistas, prevista para ocorrer às 14h (horário de Brasília).
A definição dos locais e horários de cada confronto considerará os diferentes fusos horários dos países envolvidos. O objetivo da FIFA é garantir as melhores condições para as equipes e os torcedores, facilitando a assistência aos jogos ao vivo em diversas regiões do planeta.