Veja os adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026

Sorteio realizado em Washington estabeleceu 12 chaves do primeiro mundial com 48 seleções, sediado nos Estados Unidos, Canadá e México

5 dez 2025 - 19h39
(atualizado às 19h48)

Nesta sexta-feira, em Washington, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) realizou o sorteio que estabeleceu as 12 chaves da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira foi alocada no Grupo C, onde competirá contra as equipes de Marrocos, Haiti e Escócia.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino
Presidente da Fifa, Gianni Infantino
Foto: Tasos Katopodis - FIFA/FIFA via Getty Images / Perfil Brasil

A estreia do Brasil na Copa do Mundo está marcada para o dia 13 de junho, um sábado, contra a seleção marroquina. O segundo confronto da equipe será no dia 19 de junho, uma sexta-feira, diante do Haiti. A participação brasileira na fase de grupos será encerrada no dia 24 de junho, uma quarta-feira, em duelo contra a Escócia.

Publicidade

Os confrontos da chave brasileira serão sediados em cidades localizadas na região Leste dos Estados Unidos. As possíveis localidades incluem Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia. O calendário completo de partidas será disponibilizado pela FIFA no dia seguinte ao sorteio.

A abertura da Copa do Mundo ocorrerá em 11 de junho, com o jogo entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A partida final do campeonato está prevista para 19 de julho e será disputada no Estádio MetLife, localizado em New Jersey, nas proximidades de Nova York.

A Copa do Mundo de 2026 será o primeiro torneio a contar com a participação de 48 seleções, um aumento no formato que será sediado de forma conjunta por três países: Estados Unidos, Canadá e México. Em decorrência dessa expansão, a primeira etapa da competição será organizada em 12 grupos, cada um composto por quatro equipes. O sistema de classificação para a fase eliminatória determinará que as duas primeiras seleções de cada grupo avancem, além dos oito melhores terceiros colocados no geral.

Caso o Brasil obtenha a primeira posição em seu grupo, o próximo adversário na fase eliminatória será o segundo colocado do Grupo F, composto por Holanda, Japão, Tunísia e uma equipe ainda a ser determinada pela repescagem europeia (que inclui Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).

Publicidade

No momento do sorteio desta sexta-feira, a composição de participantes ainda não estava integralmente definida. Quarenta e duas seleções já possuem vagas garantidas. As seis vagas remanescentes serão preenchidas em março, por meio de duas repescagens: 16 times disputarão quatro vagas europeias, e outras seis equipes de diferentes continentes competirão pelas últimas duas vagas disponíveis.

Composição de todos os grupos

O formato da primeira fase da Copa do Mundo se apresenta da seguinte forma:

  • GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte).

  • GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça.

  • GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia.

  • GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo).

  • GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador.

  • GRUPO F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia.

  • GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia.

  • GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai.

  • GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega.

  • GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia.

  • GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia.

  • GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.

A FIFA irá divulgar a tabela completa da Copa do Mundo no sábado, incluindo horários e locais de todas as partidas. A divulgação será feita por meio de uma transmissão ao vivo, com a participação de ex-jogadores e analistas, prevista para ocorrer às 14h (horário de Brasília).

A definição dos locais e horários de cada confronto considerará os diferentes fusos horários dos países envolvidos. O objetivo da FIFA é garantir as melhores condições para as equipes e os torcedores, facilitando a assistência aos jogos ao vivo em diversas regiões do planeta.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se