Suspeitos de ataque terrorista na Rússia aparecem no tribunal com sinais de tortura

Vídeos de réus sendo agredidos durante interrogatório foram publicados nas redes sociais

25 mar 2024 - 11h49
(atualizado às 11h58)
Foto: Reprodução

Os quatro suspeitos de um ataque terrorista em uma casa de shows perto de Moscou, na Rússia, foram encaminhados a um tribunal distrital neste domingo, 24, denunciados pelo crime. O ataque aconteceu na sexta-feira, 22, e deixou pelo menos 137 mortos. Os homens estavam com graves sinais de tortura, e vídeos nas redes sociais mostram que eles foram espancados durante o interrogatório.

Segundo informações do jornal The New York Times, os quatro homens são do Tajiquistão, e imigraram para a Rússia a trabalho. Eles foram presos no sábado, 23, e podem pegar prisão perpétua no país.

Publicidade

De acordo com o tribunal, dois réus se declararam culpados e foram formalmente acusados, sendo eles Dalerjon Mirzoyev e Saidakrami Rachalbalizoda. A declaração dos outros dois suspeitos não foi divulgada, segundo a agência de notícias independente Mediazona.

O mais jovem dos acusados é Muhammadsobir Fayzov, um barbeiro de 19 anos. Ele foi levado para a sala de audiências diretamente do hospital, em uma cadeira de rodas, e acompanhado por um médico. Ele ficou sentado na cadeira de rodas o tempo todo, na área dos réus, usando um cateter e uma bata hospitalar com parte do corpo exposto. Com ajuda de um tradutor, o suspeito respondeu perguntas em voz baixa e gaguejou, segundo a agência Mediazona.

Outro suspeito, Rachabalizoda, de 30 anos, tinha um grande curativo no lado direito da cabeça, após ter parte de sua orelha cortada e colocada em sua boca, durante a tortura. A situação foi filmada e publicada na internet.

A imprensa acompanhou apenas parte das audiências, por preocupação de que detalhes sensíveis sobre a investigação fossem revelados e que os funcionários do tribunal fossem postos em risco de vida. A decisão é comum na Rússia.

Publicidade

Prisões dos suspeitos de ataque terrorista

No sábado, 23, foi anunciado pelos Serviços Federais de Segurança da Rússia que 11 suspeitos foram detidos, incluindo os quatro homens que compareceram ao Tribunal. Eles foram presos depois que o carro que usavam para fugir foi interceptado por autoridades perto da fronteira tríplice entre a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, segundo o Times.

O ataque de sexta-feira aconteceu quando quatro homens armados abriram fogo dentro de um teatro, contra o público de um show de rock, do grupo russo Piknik. O show ainda não tinha começado.

Foram usados explosivos que causaram um incêndio no prédio, cujo teto desabou sobre as vítimas. Além dos mortos, cerca de 182 pessoas ficaram feridas e mais de 100 estão hospitalizadas.

Autoria do crime

O presidente Vladimir Putin sugeriu que, por os suspeitos terem sido detidos na rodovia que leva à Ucrânia, o crime estava ligado à guerra com o país vizinho. No entanto, os Estados Unidos já haviam alertado sobre um possível ataque terrorista com autoria de uma facção da organização jihadista extremista Estado Islâmico, conhecida como ISIS-K (ou Estado Islâmico de Khorasan), que reivindicou a responsabilidade.

Publicidade

O primeiro suspeito de terrorismo, Mirzoyev, de 32 anos, apareceu no Tribunal com um olho roxo, hematomas e cortes pelo rosto. Ele ficou apoiado na parede de vidro da sala durante a leitura da acusação. Ele tem 4 filhos e tinha permissão para morar temporariamente em Novosibirsk, do sul da Sibéria. Segundo relatórios, o documento estava vencido.

Já Rachabalizoda é casado e pai de um filho. Ele disse que estava registrado para trabalhar na Rússia legalmente, mas não se lembrava exatamente onde, segundo o jornal.

O quarto suspeito, Shamsidin Fariduni, de 25 anos, é casado e tem um bebê de 8 meses. Ele trabalhava em uma fábrica em Podolsk, sudoeste de Moscou. O homem também havia trabalhado como faz-tudo em Krasnogorsk, no subúrbio de Moscou onde ocorreu o ataque na casa de shows.

O Estado Islâmico tem usado migrantes da Ásia Central que vão para a Rússia em busca de emprego para seus ataques. Os adeptos costumam ser pessoas revoltadas com a discriminação que enfrentam no país.

Publicidade

A seguir, veja imagens dos suspeitos durante o julgamento. As imagens são fortes!

Islamic terrorist had his ear cut off during interrogations with Russian security forces- according to Russian media.

Saidakrami Rachabalizoda, 30, from Tajikistan also appeared with black eyes and bruises whilst in court for killing 137 people. pic.twitter.com/30MCMKGx2V

— Oli London (@OliLondonTV) March 25, 2024

There's nothing inhuman about how Putin and Russian authorities have handled these terrorists

Someone comes into your home, k!lls your family members, destroys your home and you're supposed to interrogate them nicely

Human rights, what about the human life they ended?

A… pic.twitter.com/kOW5b8hNFd

— 𝑻𝒉𝒆 𝑺𝒂𝒍𝒕 𝑶𝒇 𝑻𝒉𝒆 𝑬𝒂𝒓𝒕𝒉 (@Shadaya_Knight) March 25, 2024
Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se