Prefeitura de Porto Alegre orienta sobre presença de andorinhas nos meses de calor

É proibido danificar ninhos, maltratar ou capturar aves, condutas que podem resultar em multa

11 dez 2025 - 21h48

Com a chegada do verão, período marcado pelas temperaturas altas, é comum que as andorinhas busquem estruturas como chaminés, forros e frestas de telhados para fazer seus ninhos. A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) explica que as aves não oferecem risco e devem ser mantidas no local.

Foto: Dyéssica Brasil/SMAMS/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Os sons emitidos durante a instalação dos ninhos são normais e fazem parte do comportamento natural da espécie. "Trata-se de uma ocupação temporária. Eventualmente, um filhote pode cair do ninho. Nesses casos, a orientação é acionar a Smamus", afirma a bióloga da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro.

Publicidade

As andorinhas são protegidas pela Lei Federal 9.605/98. É proibido danificar ninhos, maltratar ou capturar aves, condutas que podem resultar em multa. A espécie têm papel importante no equilíbrio ecológico, auxiliando no controle de insetos como formigas e cupins.

Equipe de Fauna Silvestre - Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, a população pode solicitar ajuda por meio do telefone 156, disponível 24h, ou pelo WhatsApp da Equipe de Fauna, (51) 3289-7517, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, exceto feriados.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se