Sobrenome Bolsonaro carrega rejeição maior que de governadores de direita, diz pesquisa

Diferença em pesquisa para 2026 está acima de dez pontos percentuais

6 dez 2025 - 17h12
(atualizado às 17h26)
O ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro em prisão domiciliar, em Brasília
Foto: Estadão

Nomes da família Bolsonaro têm maior rejeição do que governadores da direita para as eleições presidenciais de 2026, segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 6. A diferença é de mais de dez pontos percentuais, com os governadores em geral na casa dos 20% de rejeição, e os Bolsonaro acima de 35%.

No cenário do primeiro turno, o senador Flávio Bolsonaro (PL), recém confirmado como pré-candidato com apoio do pai, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, licenciado do cargo, enfrentam respectivamente 38 e 37% de rejeição, segundo a pesquisa, seguidos da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 35%.

Publicidade
  • Lula venceria Flávio Bolsonaro por 15 pontos e Tarcísio por 5 em eventual 2º turno, segundo pesquisa

O maior percentual de eleitores (45%) diz que não votaria "de jeito nenhum" no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso e condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e já inelegível anteriormente por uma condenação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A rejeição empata (conforme a margem de erro) com a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 44%.

Já os governadores cotados pela pesquisa, em geral menos conhecidos nacionalmente, têm taxa de rejeição menor: o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), tem 20%, mais do que Ronaldo Caiado (União Brasil), com 18%, e menos que Ratinho Jr. (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo) ambos com 21% de rejeição.

O Datafolha ouviu 2.002 eleitores de terça, 2, a quinta-feira, 4, antes, portanto, do anúncio de Flávio. O levantamento foi feito em 113 municípios com maiores de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Governadores mais próximos de Lula

No potencial de voto, Lula mostra maior vantagem sobre os candidatos da família Bolsonaro, mas, de acordo com a pesquisa, a vitória no segundo turno seria mais apertada contra os governadores Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr..

Publicidade

Em eventual segundo turno, o petista venceria hoje com 47% dos votos contra 42% do atual governador de São Paulo, e 41% do governador do Paraná.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se