Vídeo: brasileiro em Israel registra ataque de mísseis do Irã da varanda de casa e diz que 'é só o começo'

Investida, realizada em retaliação às ofensivas contra instalações militares e nucleares iranianas, gerou alerta global

13 jun 2025 - 19h09
(atualizado às 21h23)
Brasileiro registra contra-ataque do Irã com dezenas de mísseis em Israel
Video Player

O paulistano David Freitas, de 42 anos, que mora em Israel, registrou, nesta sexta-feira, 13, o ataque de mísseis do Irã da varanda da própria casa, em Ganey Tikva, a 20 minutos de Tel Aviv, por meio de câmeras de segurança. Para ele, esse é só o começo das investidas, realizadas em retaliação às ofensivas contra instalações militares e nucleares iranianas na noite de quinta-feira, 12.

"Quando as sirenes começaram a tocar, entrei no bunker (estrutura construída embaixo da terra para proteger pessoas de ataques). Só depois vi o que a câmera tinha capturado", contou Freitas ao Terra. "Acho que esse é só o começo dos ataques em Israel e no Irã. Mas o povo aqui está bem alerta."

Publicidade

Segundo o Exército de Israel, menos de 100 mísseis iranianos foram lançados, a maioria dos quais não chegou ao território ou foi interceptada pelos sistemas de defesa. Apesar disso, de acordo com o jornal Haaretz, 21 pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave.

O ataque de Israel contra o Irã gerou uma onda de reações de líderes políticos ao redor do mundo, os quais pediram cautela e defenderam a diminuição da tensão. O Itamaraty se manifestou sobre o episódio e afirmou que o governo brasileiro "acompanha com forte preocupação" a ofensiva israelense.

Paulistano David Freitas, de 42 anos, registra ataque de mísseis do Irã da varanda de casa, em Israel
Paulistano David Freitas, de 42 anos, registra ataque de mísseis do Irã da varanda de casa, em Israel
Foto: Arquivo pessoal

"Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial", escreveu o ministério, em nota. "O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades."

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações