O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, abrirá na próxima terça-feira (7) a 12ª edição da Conferência Itália-América Latina e Caribe, que reunirá altos funcionários governamentais dos países do continente americano, além de chefes de organizações e bancos regionais.
Organizado pela Farnesina, em colaboração com a Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA), o evento é o principal fórum de diálogo político entre a Itália e as nações da América Latina e do Caribe.
A edição de 2025 será realizada sob o tema "Itália-América Latina e Caribe: uma parceria crescente", com o objetivo de fortalecer a cooperação em setores prioritários como crescimento econômico sustentável, energia, transição verde e digital, cultura, segurança e capacitação profissional.
"Graças aos esforços do governo, a Itália fortaleceu suas relações com a América Latina. Com isso em mente, queríamos incluir ela no novo plano de promoção das exportações italianas para países de alto potencial fora da União Europeia", afirmou Tajani.
Em 2024, o comércio entre a Itália e a América Latina atingiu 33 bilhões de euros, com quase 21 bilhões em exportações destinadas à região. Somente no primeiro trimestre de 2025, os negócios firmados totalizaram 23 bilhões, destacando a crescente competitividade das empresas italianas nos mercados latino-americanos.
Depois de ser aberta pelo vice-premiê italiano, a conferência contará com discursos da ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Rosa Yolanda Villavicencio, e do secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Paul Richard Gallagher.