Ucrânia recupera fornecimento de energia em Kiev um dia após ataque aéreo russo

A DTEK, principal fornecedora privada de energia da Ucrânia, anunciou neste domingo (28) que restabeleceu a eletricidade para mais de um milhão de residências em Kiev e arredores, um dia após um ataque aéreo russo provocar cortes emergenciais. Enquanto isso, Volodymyr Zelensky será recebido no início da tarde por Donald Trump, na Flórida.

28 dez 2025 - 09h21

Em comunicado, a DTEK informou que restabeleceu a energia para 748 mil residências em Kiev e outras 347 mil nos subúrbios da capital. A operadora acrescentou que os moradores da margem direita do rio Kiev podem enfrentar cortes programados e que a situação permanece "mais difícil" na margem esquerda, onde ainda há falta de energia.

Dois distritos na região de Kiev também continuam sofrendo com cortes emergenciais, segundo a DTEK.

Publicidade

Moscou atacou a Ucrânia na madrugada de sábado (27) com quase 500 drones e 40 mísseis, dando continuidade à ofensiva militar, apesar das iniciativas de paz lideradas pelos Estados Unidos para encerrar uma guerra que já dura quase quatro anos.

Zelensky na Flórida

Neste domingo, Volodymyr Zelensky se reunirá com Donald Trump na Flórida para defender a causa da Ucrânia e tentar obter o apoio do presidente americano ao plano mais recente de paz, que visa pôr fim ao conflito com a Rússia.

O chefe de Estado ucraniano chega com propostas sobre a difícil questão territorial. "Não receberão nada até que eu dê minha aprovação", disse Trump ao site Politico na sexta-feira, preparando o terreno.

Zelensky será recebido no início da tarde na residência particular de Trump, em Mar-a-Lago, que se tornou praticamente um anexo da Casa Branca, onde o republicano de 79 anos passa as festas de fim de ano. Na segunda-feira (29), Trump tem marcada uma recepção com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Publicidade

Com AFP

A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações