URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ucrânia afirma ter encontrado 200 corpos em escombros de prédio em Mariupol

Corpos estavam se decompondo e cheiro forte era sentido na região de prédio residencial

24 mai 2022 - 16h38
Foto de 22 de maio mostra caixão sendo colocado em túmulo do cemitério no assentamento de Staryi Krym, nos arredores de Mariupol
Foto de 22 de maio mostra caixão sendo colocado em túmulo do cemitério no assentamento de Staryi Krym, nos arredores de Mariupol
Foto: Reuters

Autoridades ucranianas revelaram nesta terça-feira, 24, que 200 corpos foram encontrados em um porão por trabalhadores que escavavam os escombros de um prédio residencial em Mariupol. A cidade foi uma das principais frentes da guerra entre o país e a Rússia nos últimos meses.

Segundo agências internacionais, os corpos estavam se decompondo e havia um cheiro muito forte no bairro. A informação foi dada por Petro Andriushchenko, assessor da Prefeitura de Mariupol. Apesar do anúncio sobre os corpos ter sido feito nesta terça, as autoridades locais não informaram quando eles foram localizados.

Publicidade

Há poucos dias, mais de 250 soldados ucranianos se renderam às forças russas na siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, após semanas de uma desesperada resistência, encerrando o mais devastador cerco da guerra da Rússia na Ucrânia e permitindo que o presidente russo, Vladimir Putin, comemorasse uma rara vitória em sua hesitante campanha.

Mais que qualquer outra cidade da Ucrânia, Mariupol passou a simbolizar a feroz brutalidade dos ataques russos e a obstinação da resistência ucraniana.

Cidade em ruínas

A captura completa de Mariupol foi a maior vitória da Rússia na guerra, dando a Moscou o controle total da costa do Mar de Azov e um trecho ininterrupto do leste e sul da Ucrânia do tamanho da Grécia.

Mas isso ocorre quando a campanha da Rússia está vacilante em outros lugares, com suas tropas ao redor da cidade de Kharkiv, no nordeste, recuando no ritmo mais rápido desde que foram expulsas do norte e da área ao redor de Kiev no final de março.

Publicidade

A Rússia afirmou que pelo menos 256 soldados ucranianos haviam "deposto as armas e se rendido", incluindo 51 gravemente feridos. A Ucrânia disse que 264 soldados, incluindo 53 feridos, haviam saído.

Imagens de satélite mostram um bairro de Mariupol em junho de 2021 e, mais recentemente, após ataques russos
Foto: DW / Deutsche Welle
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se