Trump recebeu o presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca, protagonizando um momento inusitado ao perguntar ao líder sírio sobre o número de esposas, durante encontro que tratou de temas de segurança e política.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou um momento inusitado ao receber o líder da Síria, Ahmed al-Sharaa, na Casa Branca. No encontro, o republicano perguntou ao ex-rebelde 'quantas esposas' ele tem.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A interação aconteceu na segunda-feira, 10. Após uma reunião a portas fechadas, Trump recebeu Ahmed diante da imprensa e presenteou-o com um frasco de perfume. Ele borrifou a fragrância no presidente sírio e disse que daria um perfume a Ahmed e outro a sua mulher.
O presidente norte-americano, então, perguntou ao sírio sobre a quantidade de cônjuges que ele tinha. "Uma só", respondeu Ahmed.
"Com vocês, eu nunca sei", retrucou Trump, arrancando risadas dos presentes no Salão Oval. O comentário remete a um estereótipo ligado a homens muçulmanos, como é o caso de Ahmed, de que eles manteriam diferentes esposas.
Trump asks Syrian President Ahmed
al-Sharaa how many wives he has:
“One? With you guys you never know” pic.twitter.com/5NUlhl3A7d
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 12, 2025
Ahmed al-Sharaa atua como presidente interino da Síria desde janeiro passado, pouco após liderar o grupo rebelde que destituiu o regime de Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, pondo fim a 14 anos de guerra civil no país.
Em julho passado, o governo dos Estados Unidos retirou o status de 'grupo terrorista' do HTS (Hay'at Tahrir al-Sham), anteriormente conhecido como Frente al-Nusrah, criado como um braço da Al Qaeda. Atualmente, o HTS afirma atuar como uma 'entidade independente'.
Trump recebeu o líder sírio com o objetivo de avançar na manutenção de uma presença militar norte-americana na base aérea de Damasco, em meio à implementação de um acordo de segurança entre Síria e Israel, além de monitorar o acordo de cessar-fogo entre país judeu e os grupos Hamas e Hezbollah.