Trump está curioso sobre motivo de Irã não "capitular" em meio ao aumento do contingente militar dos EUA, afirma Witkoff

22 fev 2026 - 13h35

O presidente dos Estados Unidos, ‌Donald Trump, está curioso para saber por que o Irã ainda não "capitulou" e concordou em restringir seu programa nuclear, uma vez que Washington aumenta sua capacidade militar no Oriente ⁠Médio, disse o enviado especial de Trump, ‌Steve Witkoff.

"Não quero usar a palavra 'frustrado', porque ele entende que tem muitas alternativas, ‌mas está curioso para saber ‌por que eles não... não quero ⁠usar a palavra 'capitularam', mas por que eles não capitularam", disse Witkoff durante uma entrevista no sábado ao programa "My View with Lara Trump", da Fox News, apresentado pela nora do ‌presidente.

Publicidade

"Por que, sob essa pressão, com o ‌poderio naval e ⁠marítimo que ⁠existe lá, eles não vieram até nós e disseram: 'Nós ⁠professamos que ‌não queremos armas, então ‌eis o que estamos dispostos a fazer'? E, no entanto, é meio difícil levá-los a esse ponto."

Trump ordenou um grande ⁠reforço das forças no Oriente Médio e preparativos para um possível ataque aéreo de várias semanas ao Irã. O Irã ameaçou atacar bases americanas ‌se for atacado.

Os Estados Unidos querem que o Irã desista do urânio enriquecido, que ⁠Washington diz que pode ser usado para fabricar uma bomba, além de parar de apoiar militantes no Oriente Médio e aceitar limites para seu programa de mísseis.

Teerã afirma que seu programa nuclear é pacífico, mas está disposta a aceitar algumas restrições em troca do levantamento das sanções financeiras. O país rejeita vincular isso a outras questões, como mísseis e apoio a grupos armados.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações