Após telefonema com Putin, Trump diz que negociações entre Rússia e Ucrânia começarão "imediatamente"

19 mai 2025 - 14h50
(atualizado às 15h14)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu telefonema com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, foi muito bom e que Moscou e Kiev iniciariam imediatamente negociações para um cessar-fogo e o fim da guerra.

Sob pressão de Trump, delegados dos países em guerra se reuniram na semana passada em Istambul pela primeira vez desde 2022, embora não tenham chegado a um acordo sobre uma trégua. Kiev diz que está pronta para um cessar-fogo agora; Moscou diz que condições precisam ser atendidas primeiro.

Publicidade

"As negociações entre a Rússia e a Ucrânia começarão imediatamente", disse Trump em um post no Truth Social após sua ligação com Putin, que durou duas horas.

Trump disse que realizou uma ligação conjunta com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, bem como com os líderes da União Europeia, França, Itália, Alemanha e Finlândia, após sua ligação com Putin. Trump informou a esses líderes que as negociações começariam imediatamente, disse ele.

Trump lançou a ideia do recém-empossado papa Leão como anfitrião das negociações, dizendo: "O Vaticano, representado pelo papa, declarou que estaria muito interessado em sediar as negociações".

Trump disse que o "tom e o espírito da conversa (com Putin) foram excelentes" e que a Rússia quer fazer comércio em "larga escala" com os EUA quando a guerra acabar.

Publicidade

Ele disse que a Ucrânia também se beneficiaria do comércio "no processo de reconstrução de seu país".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações