O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Irã não terá armas nucleares nem mísseis balísticos e alertou que, caso não seja possível chegar a um acordo com os persas, está preparado para adotar medidas militares.
"Podemos chegar a um ótimo acordo com o Irã. Sem armas nucleares e sem mísseis balísticos. A questão nuclear é um fato consumado", disse o republicano em entrevista por telefone ao Canal 12.
Trump acrescentou que não descarta a possibilidade de "enviar um segundo porta-aviões para a região".
"Os iranianos estão muito interessados em chegar a um acordo. Ou faremos um acordo, ou tomaremos medidas muito duras, como da última vez", comentou.
O principal responsável pela segurança do Irã, Ali Larijani, afirmou à televisão estatal de Omã que o país não está negociando com Washington "nenhuma outra questão além da nuclear".
"Na minha opinião, a questão é solucionável. Se a preocupação dos americanos é que o Irã não avance em direção à aquisição de armas nucleares, isso pode ser tratado. No entanto, se outras questões forem introduzidas nas negociações, o processo poderá enfrentar dificuldades", avaliou.
Segundo a agência Reuters, as Forças Armadas dos Estados Unidos instalaram mísseis Patriot em lançadores móveis na principal base militar americana no Oriente Médio, localizada no Catar. A informação foi obtida por meio da análise de imagens de satélite.
A decisão teria sido tomada por comandantes americanos em meio ao aumento das tensões com o Irã, marcado, entre outros fatores, pelas ameaças de Trump de orquestrar uma intervenção militar caso Teerã não chegue a um acordo sobre temas como o programa nuclear e o desenvolvimento de mísseis balísticos.