Trump convida Petro à Casa Branca após ameaças

Telefonema cordial entre eles discutiu pontos de tensão

8 jan 2026 - 09h40
(atualizado às 10h06)
Resumo
Donald Trump e Gustavo Petro conversaram sobre tensões recentes, com Trump convidando Petro à Casa Branca para discutir divergências, incluindo narcotráfico e soberania.
Telefonema entre Trump e Petro baixou tensão diplomática
Telefonema entre Trump e Petro baixou tensão diplomática
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Colômbia, Gustavo Petro, conversaram por telefone na quarta-feira (7) em meio às recentes ameaças feitas pelo americano ao líder de Bogotá. A ligação ajudou a baixar os "ânimos", com o mandatário de Washington convidando a outra parte para uma reunião na Casa Branca.

"Foi uma honra falar com o presidente da Colômbia, que me ligou para explicar a situação relativa às drogas e a outras divergências que temos", disse Trump no Truth, acrescentando que apreciou o telefonema e o "tom" de Petro.

Publicidade

"Não vejo a hora de encontrá-lo no futuro", concluiu o republicano, anunciando que a reunião deverá ocorrer na Casa Branca. Após ter capturado o chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, por supostos envolvimentos com o narcotráfico, Trump fez as mesmas acusações ao colombiano nos últimos dias.

Petro, que em meio às tensões com os EUA havia convocado manifestações em defesa de seu governo e da soberania do país, chegou atrasado para discursar perante a multidão que o aguardava em Bogotá, já que estava "ao telefone" com Trump.

O presidente colombiano revelou que discutiu com o americano a soberania do país sul-americano e o combate ao narcotráfico através da estratégia local, baseada na substituição voluntária do cultivo de coca e no aumento das apreensões.

"Sem diálogo, caminhamos para a guerra", afirmou Petro, reforçando que "não somos inimigos de nenhum povo".

Publicidade

De acordo com Trump, os detalhes do encontro entre eles na Casa Branca está sendo negociado entre o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e a ministra das Relações Exteriores de Bogotá, Rosa Yolanda Villavicencio Mapy.

Trump diz que Venezuela entregará milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se