O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o esquiador norte-americano Hunter Hess, que disputa os Jogos Olímpicos de Inverno na Itália. Em uma publicação na rede social Truth Social, no domingo, 8, o presidente chamou o atleta de “um grande perdedor”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Ele é um verdadeiro perdedor, diz que não representa o país nos atuais Jogos Olímpicos de Inverno. Se esse é o caso, não deveria ter tentado entrar para a equipe, e é uma pena que esteja nela. É muito difícil torcer por alguém assim”, escreveu Trump.
A crítica de Trump ao atleta ocorre depois que Hunter Hess afirmou sentir “emoções mistas” ao representar os EUA nos Jogos Olímpicos. Ele disse que “só porque estou vestindo a bandeira não significa que eu represente tudo o que está acontecendo nos Estados Unidos”.
“É um pouco difícil. Obviamente há muita coisa acontecendo [nos EUA] de que eu não sou a favor, e acho que muita gente também não é”, afirmou Hess, em referência às políticas adotadas por Trump, que têm provocado uma crise interna no país.
Sem comentar atletas específicos nem o presidente Trump, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC, na sigla em inglês) disse em comunicado que "apoia firmemente os atletas do Time EUA e permanece comprometido com seu bem-estar e segurança dentro e fora das competições".
Desde as críticas de Trump, Hunter Hess se pronunciou na segunda-feira, 9, sobre a polêmica e, sem citar Trump diretamente, afirmou que ama os EUA e há muitas coisas que tornam o país incrível, mas "existem aspectos que podem ser melhores" e que ele tem a liberdade de apontar isso.