Reino Unido promete 'reação dura' contra ataque a ex-espião

Ex-agente russo foi envenenado em Salisbury, na Inglaterra

8 mar 2018 - 11h51

A ministra do Interior do Reino Unido, Amber Rudd, disse que o envenamento do ex-espião russo Sergei Skripal foi "insultante" e merece "uma resposta dura". Rudd fez um discurso nesta quinta-feira (8) à Câmara dos Comuns, no qual informou que as investigações continuam e que a resposta do Reino Unido ao ataque será "absolutamente enérgica".

    Skripal, de 66 anos, foi envenenado no último domingo, em um shopping em Salisbury. Ele estava com sua filha, Yulia, de 33 anos. Um policial tentou ajudar os dois, mas também foi intoxicado. Todos foram internados em condições graves e apresentam quadro "estável". As autoridades apuram se o crime foi cometido pelo governo russo e qual tipo de substância fora usada. Até agora, sabe-se que é um "agente nervoso muito raro". Rudd, porém, rejeitou a ideia da deputada trabalhista Yvette Cooper de reabrir inquéritos da morte de 14 cidadãos russos no Reino Unido nos últimos anos para apurar as circunstâncias e qualquer relação com Moscou. O policial intoxicado, apesar de seu estado grave, conseguiu falar hoje e tentará dar um depoimento do episódio.

Publicidade

    Skripal foi agente secreto russo, mas traiu o país ao divulgar para as autoridades britânicas a indentidade de vários outros espiões de Moscou que atuavam no Reino Unido.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações