Um paraquedista ficou preso à asa de um avião na Austrália após seu paraquedas reserva ser acionado acidentalmente, mas conseguiu se soltar no ar e pousar em segurança com ferimentos leves.
Um paraquedista viveu momentos de tensão ao ficar preso pelo paraquedas reserva à asa do avião antes de pular, no Aeroporto de Tully, na Austrália. A situação aconteceu no dia 20 de setembro e um vídeo de todo o momento foi compartilhado pelo Departamento Australiano de Segurança nos Transportes (ATSB, na sigla em inglês).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O departamento produziu um relatório para entender o que teria causado o incidente. Segundo documentado, uma aeronave Cessna decolou de Tully com 17 paraquedistas a bordo. A investigação mostrou que quando os primeiros paraquedistas saíram da aeronave e assumiram a posição de salto, a alça que aciona o paraquedas reserva de um deles prendeu em uma parte da aeronave.
Esse paraquedas reserva acabou sendo acionado e o paraquedista foi arrastado para trás. É possível ver que as pernas dele batem na asa da aeronave e depois o paraquedas se enrosca no local, ficando preso.
Pendurado no ar, o paraquedista precisou cortar as linhas do paraquedas reserva. Ao se soltar, ele abriu o paraquedas principal e conseguiu retomar o voo, apesar de ainda ter partes do reserva enrolado ao principal.
Mesmo com a situação adversa, o paraquedista pousou em segurança e apenas com ferimentos leves. O ATSB destacou ainda a destreza do piloto para pousar com o paraquedas preso à asa do avião.