O papa Leão XIV anunciou aos cardeais que convocará um segundo consistório para os dias 27 e 28 de junho, indicando que deve promover uma governança mais compartilhada em seu mandato à frente da Igreja Católica.
A medida foi informada aos prelados que participaram do primeiro consistório extraordinário do pontificado de Robert Prevost, realizado entre quarta (7) e quinta-feira (8) e que reuniu o colégio cardinalício no Vaticano.
O encontro não teve a pauta divulgada, porém cardeais informaram à ANSA que um dos temas debatidos foi o das missas em latim, restringidas pelo papa Francisco e defendidas pela ala mais tradicionalista do clero.
O consistório extraordinário é voltado a discutir assuntos importantes da Igreja, enquanto os ordinários geralmente são realizados para a nomeação de novos cardeais.
Francisco fez apenas um consistório extraordinário durante seu pontificado de 12 anos, já que preferia governar com o auxílio de um grupo restrito de pouco mais de 10 cardeais para implementar as reformas que desejava. Com a morte de Jorge Bergoglio e o advento de Prevost, o colégio cardinalício tem pressionado por uma governança mais compartilhada na Santa Sé.
"Caríssimos, o que vocês oferecem à Igreja é algo grandioso, extremamente pessoal e profundo, único para cada um e precioso para todos; e a responsabilidade que partilham com o sucessor de Pedro é grave e pesada", disse Leão XIV em uma missa para o colégio cardinalício na última quinta.